Manaus inicia um novo ciclo cultural com o projeto “Arte Pela Cidade”, uma iniciativa do prefeito David Almeida. A partir desta sexta-feira (9), a cidade será palco de música, performances e intervenções artísticas em terminais, feiras e praças, com o intuito de aproximar a arte do cotidiano da população e valorizar os artistas locais.
O projeto se estenderá até novembro, oferecendo apresentações em espaços menores que prometem grande impacto. “Queremos levar arte, cultura e entretenimento à periferia da cidade”, destacou o prefeito durante o lançamento oficial no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM).A proposta visa descentralizar a cultura e fortalecer os talentos locais.
Com uma programação gratuita e itinerante,“Arte Pela cidade” contará com 500 artistas que se apresentarão em diversas áreas públicas por toda Manaus. Essa ação faz parte do programa “Cultura Itinerante”, que busca estimular a economia criativa, promover inclusão social e transformar ambientes urbanos em centros culturais vibrantes.
Uma das novidades deste ano é a ampliação do circuito para todas as regiões da capital amazonense. O projeto incluirá terminais de ônibus reformados, mercados revitalizados e áreas de lazer. Além disso, haverá intervenções artísticas permanentes como pinturas urbanas em viadutos.
“Esse projeto reflete a sensibilidade do prefeito para com a cultura comunitária”, afirmou Jender Lobato, diretor-presidente da ManausCult. Ele ressaltou que iniciativas como essa são essenciais para trazer alegria ao dia-a-dia dos cidadãos.
Histórias inspiradoras também emergem desse movimento cultural; como é o caso da cantora amadora Ake Sakeren, descoberta durante uma apresentação espontânea no Terminal 2 enquanto trabalhava como ambulante.”O ‘Arte Pela cidade’ é nossa chance de sermos reconhecidos”, compartilhou emocionada.
A programação cultural seguirá até novembro com pausas programadas durante eventos importantes na cidade como o Festival de Parintins em junho e o evento “Sou Manaus” em setembro. O prefeito já anunciou planos para um novo megaevento: Sou Manaus Passo a Paço 2025.
“Estamos trabalhando arduamente para garantir atrações incríveis este ano”, adiantou David Almeida sobre as expectativas futuras do evento cultural na capital amazonense.
O “Arte Pela Cidade” reafirma um compromisso com uma política cultural acessível e transformadora na cidade. Com isso, espaços públicos revitalizados se tornam palcos abertos à efervescência artística local.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!