Nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, a Primeira Turma do Supremo tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus. Até o momento, o placar está em dois votos favoráveis à condenação de Bolsonaro e dos demais acusados. Os próximos a votar serão os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado e responsável pela condução da sessão.
retomada do julgamento no STF
O julgamento que teve início nos dias anteriores prossegue com expectativa sobre os desdobramentos das decisões dos ministros. Na sessão realizada ontem (9), Alexandre de Moraes e Flávio Dino manifestaram-se favoravelmente à condenação dos integrantes do núcleo 1 da trama golpista. Segundo o relator,os réus devem responder por crimes graves como organização criminosa armada,tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de direito,golpe de Estado,além de dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Ordem dos votos restantes
Após as manifestações já registradas,seguem para votação os ministros Luiz fux,Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão final dependerá da maioria simples entre cinco membros: três votos são suficientes para definir se haverá condenação ou absolvição. O tempo das penas ainda não foi divulgado; caso haja condenação,as penas podem alcançar até 30 anos em regime fechado.
Quem são os réus?
O processo envolve oito pessoas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro:
- Jair Bolsonaro – ex-presidente da República
- Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
- almir Garnier – ex-comandante da Marinha
- Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal
- Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
- Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa
- Walter braga Netto – ex-ministro durante governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa presidencial em 2022
- Mauro Cid – ex-ajudante de ordens pessoalmente ligado a Bolsonaro
Crimes atribuídos aos réus
Todos respondem pelos seguintes crimes:
- Organização criminosa armada
- Tentativa violenta para abolir o Estado Democrático de Direito
- Golpe de Estado
- dano qualificado pela violência ou grave ameaça
- Deterioração patrimonial tombado
A única exceção é Alexandre Ramagem, que atualmente exerce mandato como deputado federal. Ele teve parte das acusações suspensas conforme previsão constitucional e responde apenas por três desses crimes.
Procedimentos finais no julgamento
A definição sobre pena será anunciada somente após todos os votos serem computados na rodada atual. A expectativa é grande quanto ao posicionamento dos ministros restantes diante das provas apresentadas durante as sessões anteriores.
Este julgamento representa um marco importante no combate às tentativas contra instituições democráticas brasileiras.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!