O tenista brasileiro João Fonseca conquistou neste domingo (26), na Basileia, o título mais importante de sua carreira ao vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Com essa vitória, Fonseca tornou-se o como-sede-do-campeonato-mundial-de-marcha-atletica-por-equipes-em-2026/” title=”Brasília Confirmada … Sede do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes em 2026″>primeiro brasileiro a ganhar um torneio ATP 500 desde 2009, além de alcançar seu segundo título no circuito profissional.
João Fonseca faz história no ATP 500
Com apenas 19 anos, João Fonseca destacou-se pela firmeza no saque e pela variedade segura dos golpes durante a partida. O carioca quebrou o serviço do adversário logo no início do jogo e manteve a vantagem para fechar o primeiro set em 6/3. No segundo set, abriu uma vantagem de três games a um e resistiu à reação do espanhol para confirmar a vitória após uma hora e vinte e cinco minutos na quadra rápida coberta da Basileia.
Essa conquista representa um marco para o tênis brasileiro: desde que os torneios passaram a ser classificados como ATP 500 em 2009, nenhum atleta nacional havia alcançado esse nível até agora. O último brasileiro campeão em evento equivalente foi Gustavo Kuerten, que venceu o ATP International Series Gold de Stuttgart em 2001.
Impacto no ranking mundial
Além do troféu, João Fonseca subiu significativamente no ranking mundial da ATP. Ele saltou da 46ª para a projeção da 28ª posição, entrando assim entre os trinta melhores jogadores do mundo – lista oficial atualizada às segundas-feiras. Esse avanço coloca-o como o sétimo brasileiro na história a atingir tal marca e garante-lhe o quinto melhor ranking já alcançado por um tenista nacional, atrás apenas de nomes como Kuerten, Thomaz Bellucci, Thomas Koch e Fernando meligeni.
Ascensão meteórica rumo ao protagonismo
João vem mostrando uma trajetória promissora desde dezembro do ano passado quando surpreendeu ao vencer o Next Gen ATP Finals – torneio que reúne os oito melhores jogadores sub-21 da temporada – gerando comparações com estrelas como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
Logo após esse feito inicial ele conquistou também títulos importantes: levantou troféus nos Challengers de Camberra (Austrália) e Phoenix (EUA), além de ter vencido em fevereiro deste ano seu primeiro ATP250 em Buenos Aires. Essa sequência fez dele não só um jovem promissor mas também protagonista consolidado dentro do circuito profissional.
Desempenho consistente nos principais eventos
Fonseca avançou até as terceiras rodadas dos Masters1000 de Madri e Cincinnati bem como nos Grand Slams Roland Garros e Wimbledon.Durante sua ascensão conheceu ídolos como Roger Federer; impressionou técnicos renomados da Laver Cup – Andre Agassi e Pat Rafter – além de receber elogios importantes dentro do meio esportivo nacional internacionalmente reconhecido.
Vitória com maturidade diante da torcida suíça
Na terra natal daquele que é seu ídolo máximo – Roger Federer -, João mostrou serenidade mesmo enfrentando adversários mais experientes: Davidovich Fokina tem 26 anos , ocupa atualmente posição melhor no ranking (18º) , disputava sua quarta final na temporada sendo esta terceira num torneio nível ATP500 .
A torcida local vibrou intensamente com gritos “Jo-ã-ão! Fonseca!”, mas foi justamente essa pressão positiva que evidenciou sua leveza mental durante toda partida decisiva.
acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
