dois irmãos foram condenados a penas severas por homicídios qualificados e tentativa de homicídio, crimes cometidos em 2012 no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus.A decisão foi proferida pelo Tribunal do Júri da 1ª vara do Tribunal do Júri, no Fórum Ministro Henoch Reis, após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
As penas impostas aos réus somam mais de 160 anos de prisão. Um dos irmãos recebeu uma sentença de 74 anos, enquanto o outro, que já possuía um histórico criminal extenso, foi condenado a 89 anos e quatro meses. Essa diferença nas sentenças reflete o passado delituoso mais grave de um deles.
Os crimes estão relacionados ao tráfico de drogas. Segundo as investigações policiais que embasaram a acusação do MPAM, os réus e as vítimas pertenciam a facções rivais envolvidas com o narcotráfico. Os eventos ocorreram na noite de 21 de novembro de 2012 e resultaram na morte brutal de dois homens e em tentativas contra outros dois.
Durante o julgamento, o promotor Marcelo Bitarães sustentou a condenação com base em qualificadoras como motivo torpe e uso de recursos que dificultaram a defesa das vítimas. As defesas dos acusados contestaram as acusações e solicitaram a exclusão das qualificadoras.
A audiência contou com apenas um dos réus presente; ele foi conduzido pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) e negou qualquer envolvimento nos crimes. O outro irmão permanece foragido da Justiça e possui três mandados abertos contra ele. O juiz Diego Daniel Dal Bosco determinou ainda a expedição de um novo mandado para sua captura.
O caso destaca não apenas os desafios enfrentados pelas autoridades locais no combate à violência relacionada ao tráfico mas também levanta questões sobre segurança pública na região.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!