O Supremo Tribunal Federal (STF) dará continuidade nesta terça-feira (10), a partir das 9h, aos interrogatórios dos réus envolvidos no núcleo 1 da suposta trama golpista que ocorreu durante o governo de Jair Bolsonaro. O primeiro a depor será o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, que segundo investigações da Polícia Federal (PF), teria oferecido suas tropas para ações consideradas golpistas.
durante uma reunião em 2022 com os comandantes das Forças Armadas, Garnier teria discutido com Bolsonaro propostas para a decretação de estado de sítio e operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) com o intuito de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após o depoimento do almirante, outros réus serão ouvidos pelo ministro Alexandre de Moraes em ordem alfabética. A audiência está programada para ser finalizada às 20h.
Ordem dos depoimentos:
- Almir Garnier,ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres,ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
- Augusto Heleno,ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
- Jair Bolsonaro,ex-presidente da República;
- Paulo Sérgio Nogueira,ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto,general do Exército e ex-ministro durante o governo Bolsonaro.
No dia anterior (9), foram ouvidos Mauro Cid e Alexandre Ramagem sobre suas participações na trama. Cid confirmou sua presença em uma reunião onde um documento foi apresentado ao então presidente Jair Bolsonaro sugerindo medidas extremas como estado de sítio e prisão de ministros do STF. Ele também revelou ter recebido dinheiro destinado ao major rafael de Oliveira por parte do general Braga netto.
Ramagem negou qualquer envolvimento em monitoramentos ilegais contra ministros durante seu tempo à frente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os interrogatórios prosseguirão até sexta-feira (13), quando estão previstos os depoimentos finais dos principais acusados no caso. A expectativa é que o julgamento ocorra no segundo semestre deste ano; se condenados, as penas podem ultrapassar os 30 anos.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!