sexta-feira, abril 18, 2025
InícioAmazonasPolíciaHomem é detido em Manaus por invadir sinagoga e espalhar mensagens de...

Homem é detido em Manaus por invadir sinagoga e espalhar mensagens de ódio nazistas

A Polícia Civil do Amazonas prendeu,na manhã desta quarta-feira (9),André elias Almeida Soares,homem-detido-por-assassinato-da-mae-e-surpreendente-doacao-de-orgaos-a-amigo/” title=”… Detido por Assassinato da Mãe e Surpreendente Doação de Órgãos a Amigo”>de 39 anos. Ele é suspeito de invadir uma sinagoga em Manaus e cometer crimes relacionados à intolerância religiosa. A amazonas/” title=”Identidade Falsa: … Detido por Solicitar Imagens Íntimas de Adolescente nas Redes Sociais do …”>detenção ocorreu após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva na residência do homem, que se encontrava em um flutuante no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital.

As investigações realizadas pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) revelaram que André invadiu o templo religioso na última segunda-feira (7). Sem conseguir contato com o rabino da sinagoga, ele colou documentos com símbolos nazistas e mensagens de ódio nas dependências do local.

Os policiais descobriram que o suspeito já vinha demonstrando uma escalada em suas atitudes violentas contra a comunidade judaica e outros grupos minoritários. Durante a apreensão dos materiais encontrados, foram localizados links para arquivos contendo simulações de atos sexuais envolvendo crianças e vídeos com ameaças direcionadas a autoridades políticas e religiosas.

Diante da gravidade das ações cometidas por André, o delegado Marcelo Martins solicitou sua prisão preventiva. O pedido foi acatado pela Justiça, resultando na expedição do mandado cumprido por volta das 5h da manhã.

Além disso, durante a operação policial no flutuante onde André residia, foram recolhidos celulares, computadores e HDs que passarão por perícia para investigar possíveis outros crimes associados ao suspeito.

André Elias não é novo nesse tipo de situação; em abril deste ano ele já havia causado alvoroço ao entrar no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) portando um objeto semelhante a uma arma. Esse incidente gerou pânico entre os estudantes e mobilizou as forças de segurança da universidade. Embora não tenha sido encontrado material ilícito naquele momento, sua presença já havia sido reportada anteriormente sob circunstâncias preocupantes.

Desde então, ele passou a ser monitorado pelas autoridades competentes. A Embaixada dos Estados Unidos chegou até mesmo a contatar o Ministério da Justiça devido ao risco representado por suas ações às minorias religiosas locais.

O caso levanta questões sérias sobre segurança pública e proteção às comunidades vulneráveis em Manaus.

Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares