terça-feira, julho 22, 2025
InícioAmazonasPolíticaGoverno Federal reconhece situação de emergência em Barreirinha

Governo Federal reconhece situação de emergência em Barreirinha

O município de Barreirinha, no interior do Amazonas, teve sua situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal nesta segunda-feira (21), após ser fortemente atingido por inundações. O reconhecimento foi publicado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, no Diário Oficial da União (DOU).

Com o reconhecimento, a cidade está agora autorizada a solicitar recursos federais para ações de socorro, assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais. A ajuda pode incluir cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, dormitórios temporários e refeições para equipes de apoio.

Barreirinha é um dos 29 municípios brasileiros que tiveram a situação de emergência reconhecida nesta nova leva de portarias, ao lado de cidades de outros estados como Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No caso do Amazonas, apenas Barreirinha aparece na lista, destacando a gravidade da situação local.

Além de Barreirinha, a cidade de Rio Grande (RS) também foi reconhecida por inundações, enquanto outras cidades no Rio Grande do Sul enfrentam enxurradas. Já municípios de estados do Nordeste e Sul do país lidam com estiagens e seca prolongada.

Como solicitar os recursos

A prefeitura de Barreirinha, assim como as demais cidades reconhecidas, deve formalizar a solicitação de ajuda federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e, com a aprovação, publica nova portaria com os valores liberados.

O MIDR também oferece cursos gratuitos e a distância para capacitar agentes locais no uso do sistema e na gestão de recursos emergenciais.

*Com informações da assessoria (HM)

Leia mais:

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares