Boi Garantido reforça identidade negra e combate ao racismo em evento de Parintins
No Dia da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira (20), o Boi-Bumbá Garantido marcou presença no V Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins, realizado no Anfiteatro Silas Marçal. O evento busca dar visibilidade às religiões de matriz africana e fortalecer a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, pautas historicamente defendidas pelos povos negros e representadas pelo Boi Garantido no Festival de Parintins.
Representando o Boi vermelho e branco, o historiador e compositor Jorge Moraes participou da programação. Ele destacou a importância da presença do Boi em um espaço que reafirma a identidade negra e lembrou que o Garantido carrega, em sua trajetória, a força de mulheres negras e de figuras ancestrais que formaram a história do Quilombo da Baixa da Xanda.
O presidente do Boi Garantido, Fred Goes, reforçou que a agremiação tem responsabilidade histórica em valorizar a diversidade cultural e religiosa dos povos que compõem o Brasil.
“O Garantido nasceu da fé, de uma promessa. Então, como símbolo de resistência, ele tem o dever de cantar a diversidade e fortalecer a luta contra o racismo e a intolerância religiosa”, afirmou.
Festejo
Foto: Sérgio Cole
Fred Goes também convidou a população de Parintins para a Festa da Consciência Negra, que será realizada nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, no Curral Tradicional da Baixa, no Quilombo da Baixa da Xanda.
O Garantido reforça seu compromisso com as lutas dos povos dentro e fora da arena, saudando todos os guias, protetores e honrando a ancestralidade.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Laudo confirma o que causou a morte da irmã do amo do Garantido
