O furacão Milton se intensificou rapidamente para a categoria 5 sobre o Golfo do México, impulsionado por temperaturas recordes na região. Em resposta à ameaça iminente, o prefeito de orlando, Buddy Dyer, declarou estado de emergência nesta segunda-feira (7), enquanto as autoridades locais e estaduais se preparam para os impactos da tempestade que deve atingir a costa da Flórida nos próximos dias.
Estado de emergência e preparativos em Orlando
Com a aproximação do furacão Milton, o centro de Operações de Emergência da cidade programou uma ativação gradual: passará para o Nível 2 na terça-feira (8) às 10h e avançará para uma ativação completa no Nível 1 na quarta-feira (9) ao meio-dia. A prefeitura está distribuindo sacos de areia – limitados a dez por residência – no Camping World stadium durante esta segunda e terça-feira. Orlando é sede do condado Orange county, um dos vários sob declaração oficial de emergência pelo governador Ron DeSantis.
Apelo à evacuação em Tampa diante da tempestade
Enquanto isso, as autoridades em Tampa reforçam o pedido urgente para que os moradores deixem suas residências imediatamente. A prefeita Jane Castor alertou que não há tempo a perder: “Escutem, saiam o mais rápido que puderem. Não esperem”. Ela destacou ainda que muitos residentes ignoraram ordens semelhantes durante o furacão Helene e acabaram presos pela tempestade antes mesmo de conseguirem pedir ajuda.
Riscos ampliados pelo tamanho crescente do furacão
O chefe da polícia local, Lee Bercaw, também enfatizou os perigos: ”Se vocês ficarem em uma zona obrigatória de retirada não posso garantir segurança nem enviar policiais arriscando vidas durante o pico da tempestade.” O furacão Milton não apenas atingiu categoria máxima devido ao calor recorde das águas do Golfo do México como também deve aumentar seu tamanho geográfico. isso significa que mesmo com possível redução na intensidade categórica seus efeitos devastadores poderão afetar áreas muito maiores.
Previsões e impacto esperado na costa da Flórida
A previsão indica chegada à costa entre Cedar key ao norte até Naples ao sul nesta quarta-feira (9). Regiões como Tampa ou Ft. Myers podem ser diretamente impactadas pelo olho do furacão ou pelas áreas próximas dele. Recentemente outro evento severo foi registrado com Helene atingindo Big Bend como um furacão categoria 4 após passar pela mesma região.
As autoridades continuam alertando os moradores ainda abalados pelos danos anteriores sobre a necessidade urgente de evacuação ou preparação rigorosa contra outra tormenta potencialmente fatal.
Diante deste cenário crítico é fundamental acompanhar as orientações oficiais das equipes locais e estaduais para garantir segurança pessoal e coletiva frente aos riscos trazidos pelo furacão Milton.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!


