Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, manifestou seu profundo pesar pela morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21) em Roma.O cardeal deve receber uma convocação do Vaticano para participar do conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Arquidiocese de Manaus, situada na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro da capital amazonense, Dom Leonardo destacou o legado deixado pelo pontífice.ele ressaltou a atenção especial que Francisco dedicava aos mais necessitados e sua incansável luta por justiça social.
Em relação à eleição do novo papa, o arcebispo mencionou a possibilidade de um brasileiro ser escolhido para suceder Francisco; no entanto, ele não acredita que essa pessoa seja ele mesmo. “Ainda devemos receber algum comunicado [para o conclave]. Na próxima semana teremos a assembleia-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil.Dom Jaime realizará uma reunião geral para discutir os próximos passos”, afirmou Steiner.
O conclave reunirá cardeais de diversas partes do mundo com a missão de eleger o sucessor do Papa falecido. O próprio Dom Leonardo é considerado por muitos brasileiros como um dos possíveis candidatos ao cargo. Sua participação nesse evento é vista como uma oportunidade valiosa para trazer à tona as preocupações relacionadas à Amazônia e aos povos indígenas nas discussões sobre o futuro da igreja.
Além disso, Dom Leonardo fez um apelo aos fiéis para que mantenham a fé e promovam a unidade durante este período delicado de luto e expectativa pela escolha do novo líder religioso.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!