segunda-feira, abril 28, 2025
InícioAmazonasPolíticaDesafios que Reforçam a Necessidade de um Ministério Público Mais Robusto, Afirma...

Desafios que Reforçam a Necessidade de um Ministério Público Mais Robusto, Afirma Leda Mara

um novo desafio se apresenta para o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) com a reeleição da procuradora-geral de Justiça, leda Mara nascimento Albuquerque. Com uma trajetória de quase 30 anos na defesa dos direitos da população amazonense, Leda assume novamente a liderança da instituição após um período marcado por inovações e desafios significativos.

Durante sua gestão anterior, entre 2018 e 2020, Leda enfrentou a pandemia de covid-19, que exigiu adaptações rápidas e eficazes nas operações do MP.Em entrevista recente, ela destacou que essa experiência fortaleceu a instituição para lidar com novas demandas sociais e jurídicas. “O nosso trabalho é essencial na defesa dos direitos humanos e na proteção das populações vulneráveis”, afirmou.

A procuradora-geral também abordou as mudanças no cenário criminal contemporâneo. O avanço tecnológico trouxe novos desafios ao Ministério Público, que agora precisa incorporar ferramentas modernas como inteligência artificial em suas investigações. “Estamos buscando otimizar nossa atuação através de sistemas tecnológicos que nos permitam responder às demandas crescentes da sociedade”, explicou.Além disso, Leda enfatizou o papel educativo do MP em relação à gestão pública responsável.Através de orientações aos gestores municipais sobre o uso adequado dos recursos públicos, o Ministério Público busca prevenir irregularidades antes mesmo que elas ocorram.

No interior do Amazonas,onde as particularidades geográficas dificultam o acesso à justiça,iniciativas estão sendo implementadas para garantir uma presença mais efetiva do MP nas regiões remotas. A melhoria na infraestrutura tecnológica tem sido uma prioridade para assegurar que todos os municípios tenham acesso aos serviços essenciais oferecidos pela instituição.

Com relação ao aumento das denúncias recebidas pelo MPAM nos últimos anos,Leda destacou áreas críticas como violência contra crianças e adolescentes e crimes ambientais como prioridades em sua nova gestão. “Precisamos fortalecer nossa rede de proteção às crianças e aprimorar nossas ações contra crimes ambientais”, ressaltou.

Por fim,a procuradora-geral reafirmou seu compromisso com um Ministério Público mais forte e atuante: “Nosso objetivo é atender cada vez melhor as necessidades da população amazonense”.

Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares