Mercado Imobiliário em Manaus: Perspectivas de Crescimento e Desafios para 2025
O setor imobiliário em Manaus e na região metropolitana apresenta um panorama otimista, com indicadores que apontam para um crescimento significativo, mesmo diante dos desafios que se aproximam. Essa análise foi divulgada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) nesta segunda-feira, dia 10.Fatores externos, como as tarifas econômicas estabelecidas pelo ex-presidente Donald Trump, têm gerado apreensão entre os profissionais da área no Amazonas. Em relação ao ano de 2025,Hélio Alexandre destacou que alguns aspectos estão despertando preocupação no mercado. Um deles é o aumento da taxa Selic (taxa básica de juros definida pelo banco Central).
“Não é alarmante, mas gera inquietação. Temos essa disputa política global relacionada à tarifa do aço. Isso pode provocar uma inflação nos insumos do mercado imobiliário e da construção civil. É um fato que merece atenção”, afirmou o vice-presidente da Ademi.
Crescimento Notável nas Vendas de Imóveis
Conforme Hélio Alexandre, os financiamentos oferecidos pela Caixa Econômica Federal e outras linhas de crédito têm demonstrado um aumento nas vendas de imóveis tanto em Manaus quanto em Iranduba.
Aumento Surpreendente nas Vendas em Iranduba
“Em Iranduba, a venda de lotes teve um crescimento surpreendente. Isso indica que as pessoas estão realmente buscando a casa própria por meio de apartamentos ou terrenos; portanto, Manaus está se expandindo como um todo”, enfatizou o vice-presidente da Ademi.
Hélio Alexandre observou que o mercado imobiliário está se desenvolvendo em todas as áreas da cidade: Norte, Sul, Leste e Oeste.“O impulso nas vendas deve-se ao movimento dos programas Minha Casa Minha Vida e Amazonas Meu Lar”, acrescentou ele.
Cenário Atual do Setor Imobiliário na Capital Amazonense
Neste ano corrente, o mercado imobiliário em Manaus registrou um crescimento expressivo com destaque para os lançamentos de lotes em novos empreendimentos. Segundo a Ademi-AM foram lançadas 4.503 unidades horizontais, uma alta significativa comparada às 1.138 unidades lançadas no ano anterior — evidenciando a crescente demanda por terrenos e moradias horizontais na região.
- No segmento verticalizado foram introduzidas 5.966 novas unidades; dessas,
– 4.632 fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV),
ressaltando a continuidade na procura por apartamentos acessíveis na capital amazonense.
Acompanhe as atualizações desta matéria e fique sempre bem informado com as notícias mais recentes sobre Manaus!