quarta-feira, julho 30, 2025
InícioAmazonasPolíticaDeputada Carla Zambelli é presa na Itália

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália. A informação foi divulgada inicialmente pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil. A parlamentar foi localizada em um apartamento em Roma, após denúncia feita por Bonelli às autoridades italianas.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar italiano em sua conta oficial na plataforma X (antigo Twitter). A prisão foi efetuada no mesmo local.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

A deputada bolsonarista foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão, além da perda do mandato parlamentar. O motivo da condenação foi a invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), feita em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto. A ação visava gerar instabilidade institucional às vésperas das eleições de 2022.

Parlamentar fugiu para a Itália após condenação e dizia estar ‘intocável’

Após a decisão do STF, Zambelli fugiu do Brasil no início de junho e embarcou para a Itália, país onde possui cidadania. Durante sua permanência em solo italiano, a deputada chegou a publicar mensagens desafiadoras em suas redes sociais, afirmando estar protegida pelas leis do país europeu.

Em uma das declarações mais polêmicas, Zambelli disse que “na Itália, sou cidadã italiana e intocável”. A frase causou repercussão no meio político e jurídico, gerando pressão do governo brasileiro para dar andamento ao pedido de extradição, até então sem sucesso.

Brasil pressionava por extradição da deputada

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Justiça, articulava com autoridades italianas a extradição de Carla Zambelli. No entanto, o processo estava em fase preliminar e esbarrava no fato de a deputada possuir dupla cidadania — o que, em muitos casos, dificulta ou até impede a extradição em países europeus.

Com a prisão de hoje, o caso ganha novo desdobramento, e caberá agora ao governo da Itália decidir se entregará Zambelli às autoridades brasileiras para que ela cumpra sua pena no Brasil. A defesa da parlamentar ainda não se pronunciou sobre a detenção.

Leia mais:

Moraes nega recurso e mantém prisão de Carla Zambelli

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares