Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reafirmou nesta quarta-feira (23) que não será candidato ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026. Além de descartar a candidatura, ele revelou que já indicou um nome para vice na chapa que será encabeçada pelo senador Omar Aziz (PSD), seu aliado desde meados de 2023.
“Já conversei com Omar, comuniquei nossa parceria e até sugeri o nome do vice, porque não participarei da eleição”, declarou Almeida durante o lançamento de um pacote de recapeamento de 67 ruas na Zona Norte da capital, acompanhado de secretários, lideranças políticas e apoiadores.
Até o momento, a declaração põe fim às especulações sobre uma possível candidatura de David ao cargo majoritário e reforça seu alinhamento político com Omar Aziz, que deve disputar o governo estadual em 2026.
“Sete, oito meses atrás, participamos juntos — eu, Omar, Eduardo e os partidos que nos apoiaram — de uma campanha vitoriosa, que mostrou a força dos grupos políticos de Manaus. Estão antecipando muito o processo político, que só acontece daqui a um ano e meio, mas nossa aliança já está formada”, afirmou o prefeito.
Assista ao pronunciamento do prefeito:
Renato Júnior é o nome mais cotado
Apesar de não ter revelado publicamente quem é o seu indicado, o nome mais cotado nos bastidores é o do atual vice-prefeito de Manaus, Renato Júnior (Avante). Ele participou do evento ao lado de David Almeida e Aziz, aproveitando a ocasião para destacar a atuação do parlamentar em prol da capital.
“Essa ordem de serviço só é possível porque o Amazonas tem o orgulho de ter um dos mais importantes senadores da República representando o estado, que é o senador Omar Aziz. Ele destinou recursos não só para a Zona Norte, mas também para a Zona Leste. A avenida Autaz Mirim, por exemplo, foi completamente recapeada graças à sua emenda e sensibilidade com o povo de Manaus”, declarou Renato, que também é titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Fernanda Aryel também é considerada
Outro nome cogitado para compor a chapa é o da filha do prefeito, Fernanda Aryel. Nas eleições de 2024, ela atuou ativamente na campanha de reeleição do pai e, segundo o próprio David, está preparada para disputar cargos maiores.
Em entrevista a um veículo de comunicação no mês de abril deste ano, o prefeito foi direto ao comentar a possibilidade de indicar Aryel:
“Ela me disse: ‘Pai, eu não estava preparada na eleição passada. Agora, se o senhor precisar de mim, eu estou aqui’. Eu vou apoiar um candidato ao governo. Já tenho até o nome do vice: é Aryel”, declarou.
O entrevistador chegou a insistir: “Então, sua candidata a vice…”, ao que David respondeu: “É Aryel. Ou primeira suplente [em uma chapa ao Senado], é Aryel. Ela é a minha coringa”.
Como justificativa indicar a sua primogênita, David Almeida afirmou que Aryel reúne atributos que a tornam uma “coringa” no cenário político local e nacional.
“Ela é presidente nacional do partido [juventude do Avante], uma liderança nacional, é uma mulher, agora se torna médica, é mãe, é cristã, é cantora. Então, ela agrega muito da juventude. Eu conversando, disse: qualquer candidato que eu for apoiar, ela será a minha escolhida. Isso aí eu não tenho nem o que discutir”, declarou.
Parceria consolidada
Omar Aziz tem sido um dos principais aliados políticos de David Almeida. O senador destinou recursos federais para diversas áreas de Manaus, como saúde, educação e infraestrutura. Entre as obras viabilizadas com apoio de emendas parlamentares está o recapeamento de vias importantes da cidade, incluindo a Avenida Grande Circular, na Zona Leste.
A aliança entre ambos já se consolidou como uma das mais fortes no cenário político amazonense e tende a se intensificar na corrida pelo governo do estado em 2026.
Leia mais:
Omar e David lançam programa de asfaltamento na Zona Norte de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱