Acordo técnico deve ampliar a segurança em estabelecimentos comerciais de Manaus e interior.
Manaus(AM) — O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai formar brigadistas em parceria com a Associação Comercial do Amazonas (ACA). A iniciativa foi detalhada pelo comandante-geral da instituição, coronel Orleilso Muniz, durante reunião com a entidade, na noite desta quarta-feira (19).
Formação de brigadistas deve começar após assinatura do termo
A capacitação será viabilizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica, que será assinado nos próximos meses. Segundo Muniz, o projeto vai reforçar a segurança em estabelecimentos comerciais e beneficiar tanto funcionários quanto o público que circula nesses locais.
“Essa formação traz mais segurança para os estabelecimentos e para todas as pessoas que transitam nesses espaços”, destacou o comandante-geral.
O presidente da ACA, Bruno Loureiro Pinheiro, avalia que os números apresentados pelo CBMAM mostram avanços significativos na corporação.
“O comandante apresentou dados sobre a expansão tecnológica do Corpo de Bombeiros. Isso traz sensação de segurança para a população”, afirmou.
Corpo de Bombeiros amplia presença no interior do Amazonas
Durante o encontro, Muniz também apresentou um balanço dos investimentos do Governo do Amazonas na corporação. Em 2025, o CBMAM dobrou o número de municípios com bases permanentes, passando de 11 para 22 cidades atendidas.
A expansão ocorre por meio da implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), instalados em parceria com prefeituras municipais. O projeto é considerado o maior avanço estrutural já realizado pelo Corpo de Bombeiros no estado.
Leia mais:
Lula participa de anúncio de medidas de combate à seca no Amazonas
