O Corinthians conquistou o título da Copa libertadores de futebol feminino pela quinta vez ao vencer o Santa Fé-COL por 2 a 0, neste sábado (19), no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, Paraguai. A equipe paulista confirmou sua superioridade na competição continental com gols de Vic Albuquerque e Érika, garantindo mais um troféu para a história do clube. Com essa vitória, o Brasil amplia sua hegemonia na Libertadores feminina, somando 13 títulos em 16 edições disputadas.
Corinthians amplia hegemonia brasileira na Libertadores feminina
A conquista deste sábado reforça a supremacia dos clubes brasileiros no torneio continental. O Corinthians é o maior vencedor com cinco títulos (2017, 2019, 2021, 2023 e agora em 2024). Além dele, outros times brasileiros também já levantaram a taça: São José venceu três vezes; Santos e Ferroviária têm duas conquistas cada; e Palmeiras soma uma vitória. Ao todo são 13 títulos brasileiros em apenas 16 edições da Copa Libertadores feminina.
Detalhes das conquistas brasileiras
- Corinthians: cinco títulos
- São José: três títulos
- Santos: dois títulos
- Ferroviária: dois títulos
- Palmeiras: um título
Essa predominância mostra como as equipes do país mantêm alto nível técnico e competitivo nas competições sul-americanas.
Análise da final entre Corinthians e santa Fé-COL
O jogo foi equilibrado no primeiro tempo com poucas chances claras para ambos os lados. O time paulista conseguiu impor seu estilo técnico superior principalmente aos 16 minutos quando Vic Albuquerque recebeu bola levantada na área. Ela dominou com a perna direita enquanto driblava uma adversária e finalizou colocado com a perna esquerda para abrir o placar contra a goleira Yessica Velásquez.
Segundo tempo decisivo
Na etapa final o Santa Fé tentou pressionar mais ofensivamente buscando o empate. No entanto, aos 19 minutos do segundo tempo qualquer esperança de reação paraguaia foi anulada quando Yasmim cobrou falta levantando bola na área que encontrou Érika livre para cabecear firme e definir o resultado por 2 a 0.
Impacto da conquista para o futebol feminino brasileiro
Com esse pentacampeonato continental conquistado pelo Corinthians neste sábado (19),fica evidente que as equipes brasileiras continuam dominando as principais competições femininas da América do Sul. A vitória reforça ainda mais os investimentos feitos nos últimos anos pelas instituições nacionais no desenvolvimento do futebol feminino.
A equipe do Parque São Jorge não só celebra mais um título importante como também contribui diretamente para ampliar essa hegemonia brasileira dentro da Copa Libertadores feminina – fato que enche de orgulho torcedores de todo país.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!