segunda-feira, novembro 17, 2025
InícioAmazonasEconomiaConfusão em final de campeonato de futebol deixa 56 mortos em Guiné

Confusão em final de campeonato de futebol deixa 56 mortos em Guiné

Torcida visitante atirou pedras contra juiz e invadiu campo após marcação de pênalti

Um confronto durante uma final de campeonato de futebol deixou ao menos 56 pessoas mortas e dezenas de feridos, no domingo (1º), em N’Zerekore, cidade de Guiné.

Ator de doramas de sucesso, Park Min-jae morre aos 32 anos

Segundo a agência de notícias Associated Press, as equipes Nzerekore e Labe decidiam a competição, quando o árbitro marcou um pênalti, contestado pela torcida de Labe que atirou pedras contra o juiz.

Em seguida, eles teriam invadido o campo, intensificando a confusão generalizada. A polícia tentou utilizar gás lacrimogênio para conter o tumulto enquanto outros torcedores tentavam escapar do estádio, pulando de muros altos da arquibancada.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram mulheres e crianças pisoteadas, entre as vítimas da confusão.

O campeonato foi organizado em homenagem ao líder militar de Guiné, Mamady Doumbouya, que tomou poder com um golpe em 2021. Desde então, esses torneios passaram a ser comuns, visando eleições no ano que vem.

A Aliança Nacional para Alternância e Democracia (ANAD), que faz uma coligação de partidos de oposição, chamou os torneios de uma tentativa de promover a “candidatura ilegal e inapropriada” de Doumbouya.

No X (ex-Twitter), o primeiro ministro Bah Oury, lamentou o incidente e disse que as autoridades trabalham para restaurar a calma e a serenidade entre a população.

Le gouvernement déplore les incidents qui ont émaillé le match de football entre les équipes de Labe et Nzerekore cet après-midi à Nzerekore . Lors de la bousculade des victimes sont enregistrées. Les autorités régionales sont à pied d’œuvre pour rétablir le calme et la sérénité…

— Bah Oury (@bahourykigna) December 1, 2024

*Com informações do SBT News

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares