O prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou nesta sexta-feira (4) o primeiro aniversário do mirante Lúcia Almeida, que rapidamente se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade. Localizado no largo da ilha de São Vicente, o mirante oferece uma vista deslumbrante do rio Negro e integra o casarão Thiago de Mello.
Para celebrar a data, a prefeitura organizou uma programação especial que inclui exposições, apresentações musicais e queima de fogos neste sábado, 5 de abril. “Hoje marca um ano desde a inauguração desse novo cartão-postal da nossa cidade: o mirante Lúcia Almeida. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer, venha amanhã das 14h às 20h para aproveitar as diversas atrações”, convidou o prefeito.
Desde sua abertura ao público, o mirante se destaca como um símbolo do renascimento do Centro Histórico de Manaus. Mais do que apenas um ponto turístico,ele representa o compromisso da administração municipal com a cultura e requalificação urbana.
De acordo com Jender Lobato, diretor-presidente da Fundação Municipal de cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), “o espaço trouxe mais segurança à região e incentivou tanto o turismo quanto a economia criativa”.Ele enfatizou ainda que é essential garantir que esse local continue sendo um ponto de encontro para manauaras e visitantes.O mirante Lúcia almeida foi projetado para oferecer aos visitantes uma experiência completa. Entre suas principais características estão:
– Vista panorâmica espetacular do rio Negro;
– Estrutura moderna e acessível;
– Proximidade com pontos turísticos históricos;
– Espaço dedicado a eventos culturais;
– Skyglass com varanda transparente sobre as águas.Além disso,nas proximidades encontram-se locais históricos como o museu de Manaus e a praça dom Pedro II. A chegada deste novo atrativo também impulsionou os negócios na área central da cidade; restaurantes e cafés começaram a atrair turistas em busca das delícias regionais como X-Caboquinho e tambaqui assado.
Outro aspecto importante é sua localização à beira-rio; com acesso facilitado pelo píer Manaus 355 — inaugurado em junho de 2024 — os visitantes podem chegar ao mirante por via fluvial. “O turismo fluvial é uma vocação natural nossa”, destacou Jender Lobato sobre essa nova integração entre os pontos turísticos locais.
O funcionamento do mirante Lúcia Almeida ocorre diariamente das 7h à meia-noite. Este espaço não só valoriza o patrimônio cultural da cidade mas também promove interação entre moradores e turistas em um ambiente revitalizado.
Com as iniciativas voltadas ao fortalecimento do turismo na Amazônia, espaços como este são essenciais para consolidar manaus como destino turístico atraente. Seja para admirar um pôr-do-sol ou participar das atividades culturais oferecidas no local, o mirante já se firmou como um dos principais espaços públicos na capital amazonense.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!