A Confederação Brasileira de futebol (CBF) realizará, neste domingo (25), a eleição para escolher seu novo presidente. A votação terá início às 10h30 na sede da entidade, localizada no Rio de Janeiro. Com uma chapa única registrada, o médico infectologista Samir Xaud será eleito para o mandato que se estenderá de 2025 a 2029.
A chapa,denominada “Futebol para Todos: Transparência,Inclusão e Modernização”,conta com o apoio de 25 das 27 federações estaduais de futebol e também recebe suporte de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Entre as federações nacionais,apenas São Paulo e Mato grosso não manifestaram apoio à candidatura de Xaud. No que diz respeito aos clubes, já declararam apoio à sua candidatura equipes como Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
O colégio eleitoral da CBF é composto por representantes das 27 federações estaduais e por 20 clubes das Séries A e B do Brasileirão. Esta será a primeira vez que a CBF utilizará urna eletrônica em uma eleição. Os votos poderão ser registrados tanto presencialmente quanto remotamente; no entanto, nenhum clube optou pela votação online dentro do prazo estipulado. Para participar do voto remoto é necessário que os representantes se identifiquem através da câmera antes de registrar seus votos para presidente e demais cargos.
A chapa completa “Futebol para Todos” inclui:
- presidência: Samir xaud
- Vice-presidências: Ednailson Leite Rozenha; Fernando José Macieira Sarney; Flavio Diz Zveiter; Gustavo Dias Henrique; José Vanildo da silva; Michelle Ramalho Cardoso; Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul; Rubens Renato Angelotti.
- Conselho Fiscal (membros efetivos): Simon Riemann Costa e Silva; Eduardo Rigotto Netto; Frederico Ferreira Pedrosa.
- Conselho Fiscal (membros suplentes): Francinaldo Kennedy Lima Barbosa; Manoel Rodrigues Neto; Rodrigo Ferreira La rosa.
Samir Xaud tem 41 anos e nasceu em Boa Vista – roraima. Ele é médico especializado em infectologia e medicina esportiva além de atuar como empresário na área esportiva com um centro voltado ao fitness e bem-estar. Atualmente preside a Federação Roraimense de Futebol (FRF), cargo que assumiria apenas em 2027 caso não renuncie ao mesmo para assumir a presidência da CBF devido à proibição do acúmulo dos dois cargos.Acompanhe as atualizações desta matéria assim como outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado sobre as notícias em Manaus!