Um casal que mora no sul da Austrália viveu uma situação inusitada na última quarta-feira (13), ao encontrar um coala dentro do quarto de sua casa. Fran Dias Rufino, que se mudou do Brasil para a Austrália, compartilhou o momento nas redes sociais e relatou à CNN de Adelaide ter ficado assustada, feliz e animada com a visita inesperada do animal. O vídeo mostra o coala sentado ao lado da cama antes de subir em uma mesa de cabeceira e pular sobre a cama, surpreendendo o casal.
Encontro inesperado com um coala em casa
Fran contou que ficou tão nervosa durante o episódio que chegou a esquecer seu inglês momentaneamente. O marido dela, Brunno, tentou guiar o coala para fora do quarto usando um suéter e depois um cobertor até conseguir fazer com que ele saísse pela porta. No vídeo compartilhado por Fran é possível ver o animal correndo pela casa enquanto ela gritava preocupada ao fundo.Situação dos coalas na Austrália
Os coalas são encontrados principalmente nas regiões leste e sudeste da Austrália. Apesar de serem animais geralmente vistos no topo das árvores alimentando-se das folhas dos eucaliptos, eles estão ameaçados em estados como Nova Gales do sul, Queensland e no Território da Capital Australiana devido a fatores como doenças, secas prolongadas, incêndios florestais e desmatamento.
No entanto, na região onde vive Fran – no sul da Austrália – as populações desses marsupiais são consideradas estáveis. Em algumas áreas locais as populações estão tão saudáveis que medidas de controle têm sido adotadas para proteger os habitats naturais dos coalas.
Desafios para a conservação dos coalas
Apesar dessa estabilidade regional no sul australiano,há preocupação quanto à sobrevivência das populações ameaçadas ao longo da costa leste do país. A perda contínua de habitat natural aliada às doenças coloca esses animais em risco crescente.
Em 2022 foi lançado um plano nacional com duração prevista de dez anos para recuperação das espécies ameaçadas. Contudo, dois anos após sua implementação as perspectivas permanecem desfavoráveis segundo relatório anual divulgado recentemente: as chances de sobrevivência dos coalas selvagens continuam ruins em várias áreas protegidas.Fran ainda comentou que vê frequentemente coalas andando pelas ruas ou descansando nos galhos próximos à sua residência – acredita-se inclusive que este tenha entrado furtivamente pela porta destinada aos animais domésticos.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
