Quatro veículos que utilizavam kits de gás natural veicular (GNV) irregulares foram apreendidos durante uma operação de fiscalização realizada na manhã desta terça-feira (8) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) amazonas-reducao-de-51-nos-casos-notificados-nos-dois-primeiros-meses-de-2025/” title=”Dengue no …: Redução de 51% nos Casos Notificados nos Dois Primeiros Meses de 2025″>em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM). A ação ocorreu na Avenida Rodrigo Otávio, localizada no bairro Distrito Industrial I, na zona sul de Manaus.
O principal objetivo da operação foi assegurar a segurança viária por meio da verificação da regularidade dos veículos equipados com GNV. Além disso,os agentes orientaram os motoristas sobre as práticas adequadas para o armazenamento do combustível. De acordo com Luiz Lima,um dos agentes do Detran-AM,foram identificados problemas significativos como kits em condições inadequadas e instalações clandestinas.
Durante a blitz, além da remoção dos quatro veículos irregulares, os fiscais também autuaram outros quatro motoristas que apresentavam licenciamento fora das normas exigidas. Esses casos foram resolvidos no local.
Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem-AM, destacou a importância dessa fiscalização: “Estamos orientando e monitorando todo o sistema de uso do GNV para garantir à população a segurança necessária ao utilizar esse tipo de combustível.”
Motoristas abordados durante a operação reconheceram a relevância das ações fiscalizatórias.Elton Fernandes, um taxista de 53 anos que participou da blitz, elogiou as iniciativas e ressaltou que elas são fundamentais para garantir a segurança tanto dos condutores quanto dos passageiros. “A fiscalização é importante porque muitos não estão regularizados. Isso incentiva outros motoristas a buscarem essa regularização”, afirmou.
O trânsito na região já foi normalizado após as intervenções realizadas pelos órgãos competentes. Moradores locais agora pedem mais sinalização nas vias para evitar futuros incidentes relacionados ao uso inadequado do GNV.Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!