A Câmara dos Deputados anunciou, nesta quinta-feira (24), a perda do mandato do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ).Ele é um dos réus envolvidos no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, ocorrido em 2018.
A decisão foi formalizada no Diário Oficial da Câmara e fundamentada em um artigo da Constituição que prevê a perda do mandato para parlamentares que não comparecem a um terço das sessões ordinárias durante uma legislatura.
Chiquinho Brazão foi preso em março do ano passado e liberado recentemente após o ministro Alexandre de Moraes conceder prisão domiciliar ao deputado. A medida se baseou em laudos médicos que indicaram uma condição de saúde delicada, com risco elevado de complicações graves.
Além dele, outros dois réus estão envolvidos no caso: Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da polícia Civil fluminense. Ambos permanecem detidos em presídios federais.
As investigações realizadas pela Polícia Federal apontam que o assassinato de Marielle Franco está ligado à oposição dela aos interesses políticos dos irmãos Brazão, os quais têm conexões com questões fundiárias controladas por milícias na região.
O desdobramento deste caso continua a gerar repercussões significativas na política brasileira.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!