quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioAmazonasEsporteCâmara aprova criação do Dia Nacional em homenagem a Marielle Franco

Câmara aprova criação do Dia Nacional em homenagem a Marielle Franco

A Câmara⁤ dos ⁤Deputados aprovou, ​na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 6366/2019, que institui o Dia Nacional das Defensoras e ⁤defensores de Direitos⁤ Humanos – Marielle Franco, a ser comemorado em 14 de março. A data remete ao assassinato da vereadora do Rio‌ de Janeiro e de seu⁢ motorista, Anderson Gomes, ocorrido em 2018. O texto agora segue para análise no Senado.

Criação do Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos Humanos

O objetivo principal do projeto⁤ é reconhecer e valorizar a atuação daqueles que defendem os direitos humanos no Brasil.‍ Durante a semana em que cair o dia 14 de março, entidades públicas e privadas poderão promover diversas ações educativas para⁢ conscientizar a população sobre essa causa.

Iniciativas previstas

Entre as atividades sugeridas estão:

  • Debates públicos sobre a importância da⁣ atuação dos defensores;
  • Incentivo à participação de mulheres, pessoas negras, indígenas e outros grupos historicamente‍ marginalizados;
  • Divulgação dos mecanismos nacionais e internacionais que protegem esses defensores.

Autoria e apoio parlamentar

O projeto foi apresentado pelo ex-deputado David Miranda (falecido em 2023) junto com​ outros ⁤parlamentares do PSOL. A relatora da ​proposta na Câmara, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ressaltou que essa iniciativa fortalece ⁢a democracia ao​ reconhecer quem luta pela efetivação dos direitos fundamentais.

Benedita destacou ainda: “A criação dessa data não apenas homenageia Marielle‍ Franco e tantas outras pessoas, mas também promove a⁣ conscientização sobre a⁤ necessidade de garantir a integridade física, psicológica e política desses defensores”.

Reconhecimento regional das homenagens

A data já é considerada um símbolo importante em vários estados brasileiros. Assembleias legislativas do Pará, Paraíba e Pernambuco adotaram‍ homenagens ⁣semelhantes. Além‌ disso:

Prêmios relacionados à memória de Marielle Franco

No Rio de ⁢Janeiro‌ foi criado pela Assembleia Legislativa ⁤o prêmio Marielle‍ Franco de⁣ Direitos Humanos (2021), destinado a valorizar iniciativas ligadas às causas defendidas por ela – como os direitos das mulheres negras, população LGBTQIA+, moradores das favelas⁤ e ativistas pelos ⁣direitos humanos.

Em São Paulo, desde 2023 existe ​um prêmio⁤ similar instituído pela Câmara Municipal. Em sua segunda edição realizada em 2025 foram homenageadas personalidades importantes das periferias paulistanas como Dona Olga ⁣Quiroga.


Este reconhecimento nacional reforça o compromisso com as lutas sociais representadas por Marielle Franco enquanto inspira novas gerações na defesa dos direitos humanos no país.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do​ Amazonas e fique sempre bem informado⁢ com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares