quinta-feira, maio 8, 2025
InícioAmazonasEconomiaCaixa Econômica Federal autoriza retirada do FGTS devido a calamidade em Guajará,...

Caixa Econômica Federal autoriza retirada do FGTS devido a calamidade em Guajará, Amazonas

A amazonas-impactadas-pela-cheia-receberao-160-toneladas-de-assistencia-humanitaria/” title=”Cidades do … Impactadas pela Cheia Receberão 160 Toneladas de Assistência Humanitária”>partir desta quinta-feira (8), a Caixa Econômica Federal disponibiliza o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para fgts-pagamentos-especiais-comecam-nesta-quinta-feira/” title=”…-aniversário do …: Pagamentos Especiais Começam Nesta Quinta-feira”>os trabalhadores de Guajará, no Amazonas. Essa medida foi implementada em resposta às enchentes que afetaram a cidade e pode ser solicitada diretamente pelo aplicativo FGTS, de forma digital.

Os trabalhadores que possuem saldo na conta do FGTS e não realizaram retiradas por calamidade nos últimos 12 meses têm direito ao benefício. O valor máximo permitido para saque é de R$ 6.220 por conta vinculada, respeitando o saldo disponível. Os interessados têm até 5 de agosto de 2025 para solicitar o saque,conforme as áreas identificadas pela defesa civil Municipal.

Para fazer o pedido pelo aplicativo FGTS, siga este passo a passo:

  1. Acesse o app e faça login com seus dados.
  2. Vá até “Saques” e selecione “Solicitar saque”.
  3. Escolha a opção “Calamidade pública” e informe o município (guajará/AM).
  4. Envie os documentos exigidos.
  5. Indique a conta onde deseja receber o valor — pode ser uma conta da Caixa (incluindo CAIXA Tem) ou de outro banco.

documentação necessária

Os documentos exigidos para efetuar a solicitação incluem:

  • Documento de identidade com foto (RG, CNH ou passaporte);
  • Selfie segurando o documento de identidade;
  • comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade (conta de luz, água, internet etc.);
  • Caso não possua comprovante em seu nome, é possível apresentar uma declaração da prefeitura ou uma autodeclaração com dados pessoais e endereço completo;
  • Se o comprovante estiver no nome do cônjuge ou companheiro(a), será necessário enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.

Todo esse processo é realizado exclusivamente pelo celular, sem necessidade da presença física em uma agência bancária. A Caixa destaca que não há cobrança taxa para crédito dos valores mesmo se forem transferidos para contas em outros bancos.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares