O cultivo de café no Amazonas deve crescer 50% em 2024, alcançando a marca de 2,2 mil toneladas, conforme informações do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Essa previsão contrasta com a expectativa nacional que aponta uma queda de 4,4% na produção. O aumento é resultado da atenção dedicada à cultura cafeeira na região Norte e da valorização do grão no mercado internacional.
Em 2023, o estado produziu cerca de 1,5 mil toneladas de café, um aumento significativo de quase 50% em relação ao ano anterior. A área destinada ao cultivo também cresceu: passou de 818 hectares para aproximadamente 1.200 hectares em um ano.
Ana Cecília Lobato, coordenadora do Projeto Prioritário (PP) do Café no Idam, destaca que a cultura cafeeira apresenta grande potencial no Amazonas. “É possível alcançar entre 100 e 120 sacas por hectare durante o pico da produção”, afirma ela. O crescimento das áreas cultivadas tem sido notável especialmente nas regiões sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus devido à presença de uma fábrica que compra o café localmente.
A valorização internacional do grão tem atraído mais agricultores para essa atividade econômica promissora. “O preço da saca pode chegar a R$2 mil”, explica Ana Cecília. Esse incentivo financeiro leva os produtores locais a buscarem assistência técnica oferecida pelo Idam para melhorar suas práticas agrícolas.
Entre os serviços disponibilizados pelo Idam estão capacitações sobre “Boas práticas para a Cultura Cafeeira”, Dias de Campo e Unidades Demonstrativas nos municípios participantes como Humaitá e Apuí. Essas iniciativas visam capacitar os agricultores para maximizar sua produção mesmo diante das adversidades climáticas.
os principais municípios produtores estão concentrados na calha do rio Madeira; Humaitá lidera com uma produção significativa seguida por Apuí.Além disso, outras regiões como Guajará têm mostrado crescimento nas lavouras cafeeiras com perspectivas promissoras nos próximos anos.
Para mais informações sobre as atualizações relacionadas à cafeicultura no Amazonas e outras notícias relevantes da região, acompanhe as reportagens disponíveis no Portal Notícias do Amazonas!