Brasília será a sede do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes em 2026. O anúncio foi feito na última terça-feira (25) pelo presidente da World Athletics, Sebastian coe, em um comunicado à confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A capital federal superou outras duas cidades candidatas: Samborondón, no Equador, e Varsóvia, na Polônia.
Este evento marcará a terceira vez que o Brasil recebe uma competição da world Athletics. Anteriormente, o país organizou o Mundial de Meia Maratona no Rio de Janeiro em 2008 e o Mundial de Revezamento de Rua em Manaus em 1998. O campeonato está previsto para ocorrer em abril, com início provável no dia 12 — data que coincide com o aniversário da cidade projetada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que completará 66 anos em 2026.Durante esse período do ano, Brasília apresenta temperaturas variando entre 17°C e 28°C.O percurso das provas será montado na famosa Esplanada dos Ministérios, onde estão localizados importantes monumentos turísticos como a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico da República. A última edição do Mundial ocorreu no ano passado na cidade turca de Antália.
Brasília é também a cidade natal do vice-campeão olímpico Caio Bonfim, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na marcha atlética ao garantir a prata nos Jogos Olímpicos de paris. Além disso, é berço para outros atletas promissores como Max Batista e Gabriela Muniz.
Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal afirmou: “Brasília está pronta para caminhar com o mundo. Nossa cidade reúne todas as condições para sediar um evento desse porte.”
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!