Apagão em manaus: Quase 4 horas sem energia afetam a capital e municípios vizinhos
Na noite de terça-feira (2), Manaus e diversas cidades do Amazonas enfrentaram um apagão que durou cerca de 3 horas e 40 minutos. O incidente teve início às 22h06, quando ocorreu o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). A normalização total do fornecimento foi concluída por volta das 1h45 da madrugada desta quinta-feira (3).
Além da capital amazonense, localidades como Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também foram impactadas pelo blecaute.
Impacto no abastecimento-de-agua-afetara-mais-de-60-bairros-em-manaus-neste-domingo-confira-a-relacao-completa/” title=”Interrupção no … de Água Afetará Mais de 60 Bairros em … Neste Domingo; Confira a Relação Completa”>abastecimento de água
A concessionária Águas de Manaus informou que o apagão afetou diretamente o sistema responsável pelo tratamento e distribuição de água na cidade. Como resultado, todas as regiões podem enfrentar oscilações ou interrupções no abastecimento. A normalização desse serviço está sendo realizada gradualmente.
Histórico recente de apagões
Este foi o terceiro apagão registrado em menos de um mês na região metropolitana. No dia 27 de março, uma falha na linha de transmissão 230 kV Lechuga-Manaus deixou várias áreas sem energia elétrica. Anteriormente, em 7 de março, um problema na linha 500 kV Jurupari-Silves causou um apagão generalizado que afetou também municípios do interior; em algumas localidades a energia só foi restabelecida após mais seis horas.
O episódio levanta preocupações sobre a infraestrutura elétrica da região e a necessidade urgente por melhorias para evitar novas interrupções no fornecimento.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!