O Amazonas registrou uma queda de 57% nos casos de feminicídio no primeiro semestre de 2025. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), essa é a menor taxa de crimes por 100 mil habitantes entre os estados brasileiros.
Entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados seis feminicídios. No mesmo período de 2024, o número era de 14. Em Manaus, a queda foi ainda mais expressiva: 75%. O total de casos caiu de oito, em 2024, para apenas dois neste ano.
Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), vinculado à SSP-AM.
Integração no combate à violência contra a mulher
A delegada Marília Campello, coordenadora do Núcleo de Combate ao Feminicídio (NFC), da Polícia Civil do Amazonas, destacou o papel da atuação preventiva.
“Esse é um número significativo de redução de feminicídios. Isso nos deixa satisfeitos, mas a nossa meta é zerar esse tipo de crime”, declarou a delegada.
Ela enfatizou que o trabalho conjunto das delegacias especializadas e da rede de proteção tem sido essencial para os resultados alcançados.
Núcleo de Combate ao Feminicídio agiliza investigações
Criado em 2021, o NFC atua em conjunto com as Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs). Nos casos de feminicídio, as investigações são conduzidas diretamente pelo núcleo.
Essa estratégia acelerou os processos. Em 2025, todos os autores de feminicídios registrados foram identificados, presos e levados à Justiça.
Ronda Maria da Penha fortalece ações preventivas
O secretário de Estado da SSP-AM, Vinícius Almeida, reforçou a importância da atuação integrada entre Polícia Civil, Polícia Militar e Judiciário, tanto na capital quanto no interior.
“Temos a ação da delegacia da mulher, tanto na capital quanto no interior, e da Ronda Maria da Penha que trabalham integradas. Já estamos ampliando e levando a Ronda Maria da Penha para vários municípios do interior e todos os municípios precisam ter”, afirmou o secretário.
A Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), já atendeu mais de 6 mil mulheres nos últimos seis anos, com ações preventivas e ostensivas em todo o estado.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Feminicídios e estupros crescem no AM, aponta Mapa da Segurança Pública
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱