A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira (2) sobre a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana de Manaus.O aviso foi baseado em imagens do radar meteorológico do Centro Gestor e Operacional do Sistema de proteção da Amazônia (Censipam), que indicam áreas de instabilidade sobre a região.
Atualmente, além da capital, os municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea e Autazes também estão sendo afetados pela forte chuva. Há potencial para que essa condição se estenda para Iranduba, Manacapuru, Manaquiri e Novo Airão.
A previsão climática para Manaus aponta uma temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C nesta quarta-feira, com períodos intercalados por chuvas e alta umidade no ar. A análise realizada pelo Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (Sipam Hidro) sugere o risco significativo de acúmulo pluviométrico, aumentando as chances de deslizamentos, enxurradas e alagamentos.
Informações importantes:
- Observação: 02/04/2025 – 06h10
- Alerta aberto: 02/04/2025 – 06h30
- Válido até: 02/04/2025 – 12h00
Diante desse cenário climático adverso, a Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos à possibilidade de alagamentos e deslizamentos em áreas consideradas vulneráveis.Em situações emergenciais,é fundamental acionar os serviços disponíveis para atendimento.
Manaus tem enfrentado chuvas intensas nos últimos meses. No dia 5 de março deste ano, por exemplo, a estação pluviométrica localizada em Santa Luzia registrou impressionantes 152 mm em apenas 24 horas — quase metade do esperado para todo o mês. Além disso,no dia seguinte àquela precipitação intensa ocorreram deslizamentos no bairro Aparecida e o colapso parcial de um muro na área do Mauazinho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já havia emitido alertas amarelos e laranjas durante março passado devido ao risco elevado das chuvas intensas causarem alagamentos ou danos à infraestrutura urbana. Complementarmente ao quadro alarmante das chuvas nas últimas semanas está o primeiro alerta oficial sobre cheias emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), prevendo que o nível do Rio Negro pode alcançar aproximadamente 28,68 metros — com uma probabilidade alarmante de ultrapassar a cota crítica estabelecida em 27,50 metros.
Esses eventos climáticos ressaltam urgentemente a necessidade imperativa por medidas adequadas tanto na adaptação quanto no planejamento urbano visando mitigar os impactos das intensas precipitações enfrentadas pela cidade.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!