A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está prestes a passar por uma significativa mudança, com a adição de seis novas cadeiras a partir de 2027. Essa expansão no número de deputados estaduais é resultado do aumento da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, após a aprovação da Lei Complementar 78/93.
O presidente da Aleam,Roberto Cidade (União Brasil),foi questionado sobre o orçamento necessário para acomodar esses novos representantes e destacou que,embora o estado enfrente desafios logísticos devido à sua vasta extensão territorial,a Casa tem se esforçado para manter um trabalho equilibrado e eficaz. “Visitar os municípios e atender às demandas da sociedade é dispendioso. É importante lembrar que não tivemos aumento na receita; sempre mantivemos os mesmos valores”, afirmou.
Cidade também mencionou que as discussões sobre essa ampliação começarão imediatamente, visando garantir um atendimento mais eficiente das atividades parlamentares. Ele ressaltou que já foram feitos planos para o plenário considerando esse aumento há algum tempo.
O deputado expressou sua opinião sobre a importância desse incremento na representação: “Quanto mais representantes nesta Casa, mais debates teremos e mais ideias diferentes poderão ser apresentadas para construir projetos relevantes para o Estado do Amazonas.”
Críticas ao IBGE
roberto Cidade criticou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmando que ele falhou em refletir com precisão a população real do Amazonas durante seu último censo em 2022.Segundo ele, comunidades grandes e remotas não foram adequadamente estudadas pelo órgão. “Respeito o IBGE, mas tenho certeza de que nossa população é bem maior”, declarou.
Ele também enfatizou como aumentar dois representantes no Congresso Nacional pode ser benéfico para o estado: “Defender a Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma luta desigual com apenas oito representantes na Câmara.”
Constituição Estadual
De acordo com as normas estabelecidas pela Constituição do Estado do Amazonas, cada deputado federal adicional deve resultar em três novos deputados estaduais.
Avaliação Positiva
A proposta de aumentar os deputados estaduais de 24 para 30 foi recebida positivamente por Roberto Cidade. ele vê isso como um passo importante rumo à maior representatividade tanto local quanto nacionalmente. A aprovação deste projeto na Câmara dos Deputados fortalecerá ainda mais a bancada amazonense em Brasília, aumentando-a amazonas-resulta-em-acrescimo-de-r-552-milhoes-nas-despesas-publicas-anuais/” title=”Aumento da bancada do … resulta em acréscimo de R$ 5,52 milhões nas despesas públicas anuais”>para dez deputados federais.”Avalio esse aumento como algo positivo; quanto mais vozes temos aqui nesta Casa, melhores serão os debates sobre projetos importantes”, afirmou Cidade.
Preparativos Estruturais
Com essa mudança iminente na composição da Assembleia Legislativa do amazonas, Cidade anunciou que será necessário reestruturar alguns aspectos operacionais da Casa. isso inclui reorganizar gabinetes e assentos no plenário Ruy Araújo para melhor acomodar os novos parlamentares eleitos ou reeleitos nas eleições de 2026.
Votação em Brasília
A votação favorável ao aumento das vagas na Câmara Federal ocorreu recentemente e aguarda agora confirmação pelo Senado antes de entrar em vigor na legislatura prevista para iniciar em 2027. Essa necessidade surgiu após uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal relacionada à atualização das cadeiras conforme mudanças populacionais previstas pela Constituição Federal.
Para acompanhar as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!