Uma série de entregas foram feitas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), durante a terça-feira (22), no município de Autazes, interior do Amazonas. A ação beneficia diretamente agricultores familiares e pecuaristas da região.
As entregas aconteceram na Quadra Poliesportiva Juca Siqueira, com presença do governador Wilson Lima, secretários estaduais, deputados e autoridades locais.
Apoio a produtores afetados pela cheia
O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou que as ações fazem parte de um esforço para fortalecer a agricultura familiar e dar suporte a produtores prejudicados pela cheia dos rios.
“Estamos seguindo a determinação do governador Wilson Lima para fortalecer agricultura familiar. Estamos auxiliando com a nossa equipe técnica os produtores rurais afetados pela cheia, dando mais incentivo e dignidade a eles”, afirmou Borges.
Suplemento alimentar e incentivo à pecuária
Para apoiar a amazonas-devido-a-ameaca-da-mosca-da-carambola/” title=”Proibição da Entrada de Pimenta-de-Cheiro no … Devido à Ameaça da Mosca-da-Carambola”>pecuária local, foram entregues três toneladas de sal mineral, beneficiando 20 produtores rurais. O investimento foi de R.450,00. Cada pecuarista recebeu cinco sacos com 30 kg.
O suplemento alimentar é essencial para o crescimento saudável de bovinos e bubalinos, tanto para corte quanto para produção de leite.
Equipamentos para agricultores do PAA
A Sepror repassou cinco roçadeiras motorizadas para a Prefeitura de Autazes. Os equipamentos atenderão agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com investimento de R mil.
Mudas de café para nova alternativa econômica
Foram entregues 900 mudas de café robusta amazônico para 30 produtores, com investimento de R$3.600,00. Cada um recebeu 30 mudas, incentivando a diversificação da produção e aumento de renda.
Certificados digitais ampliam acesso a políticas públicas
Dois certificados digitais foram entregues às associações Aaplam e Asafram. A iniciativa facilita o acesso a políticas públicas, financiamentos e programas de incentivo à produção rural.
Inclusão digital e fortalecimento institucional
A ação também representa um avanço na modernização das cadeias produtivas. O certificado digital amplia a autonomia de cooperativas e associações, promovendo sustentabilidade e geração de renda.
Associação regularizada para acessar benefícios
Na ocasião, foi assinada a reformulação do estatuto da Associação de Desenvolvimento Comunitário Agrícola Bom Jesus, medida que permite à entidade acessar políticas públicas estaduais e federais.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Governo do Amazonas investe R$ 530 mil em Autazes
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱