Um animador de festas infantis foi preso em flagrante na quarta-feira (8), na Zona Leste de Manaus, suspeito de armazenar material relacionado à pornografia infantil. A ação ocorreu durante a Operação nacional Proteção Integral III, que reúne esforços da Polícia Federal e das polícias civis de 16 estados para combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, especialmente os praticados pela internet. A identidade do suspeito não foi divulgada.
Operação Nacional Proteção Integral III
A prisão do animador faz parte da Operação nacional Proteção Integral III, deflagrada simultaneamente em 15 estados e no Distrito Federal. O objetivo principal é identificar e prender pessoas envolvidas em crimes sexuais contra menores, com foco especial nas infrações cometidas por meio digital.
Durante a operação foram cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. Até o momento, já foram realizadas 36 prisões em flagrante. Além disso, duas vítimas foram resgatadas e dois adolescentes envolvidos nos crimes foram apreendidos.
Outro mandado também foi cumprido na residência de um segundo investigado localizado na mesma região da capital amazonense.
Participação das forças policiais
Mais de 600 policiais federais atuam junto com cerca de 273 policiais civis nos estados participantes: Alagoas,Amazonas,Bahia,Ceará,Espírito Santo,Goiás,Mato Grosso do Sul,Pará,Paraíba,Pernambuco,Piauí Rio de Janeiro rio Grande do Sul Santa Catarina São Paulo além do Distrito Federal.
Essa ação conjunta visa fortalecer a cooperação entre as forças estaduais e federais para ampliar o combate aos abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
Segundo nota oficial da Polícia Federal: “A operação reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto com a defesa da infância e adolescência.”
Dados sobre prisões relacionadas ao abuso infantil
Entre janeiro e setembro deste ano foram cumpridos mais de 1.630 mandados contra foragidos condenados por crimes sexuais no Brasil segundo dados divulgados pela PF Esse número evidencia o crescimento dos casos envolvendo abuso infantil principalmente no ambiente digital
As autoridades destacam que a prevenção deve começar dentro dos lares com orientação constante sobre o uso seguro da internet por crianças e adolescentes
“A polícia Federal alerta pais responsáveis para acompanharem atentamente o acesso à internet pelas crianças A prevenção aliada à informação são as melhores ferramentas para garantir segurança bem-estar”, conclui a nota oficial
Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100 canal vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos
Conclusão
A prisão realizada em Manaus reforça os esforços nacionais no combate aos crimes sexuais contra menores especialmente aqueles praticados via internet Essa mobilização conjunta das polícias federal estadual é essential para proteger nossas crianças
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus região!