O Brasil registrou um novo recorde no número de turistas internacionais em 2023, com mais de 6,6 milhões de visitantes estrangeiros que escolheram o país para viagens de lazer ou negócios. Segundo o Ministério do Turismo, esse resultado supera o melhor índice da série histórica iniciada em 1970, quando foram recebidos pouco mais de 6,6 milhões de turistas. O avanço reflete investimentos na infraestrutura turística e ações estratégicas para promover os destinos brasileiros no exterior.
Crescimento histórico do turismo internacional no Brasil
O número registrado em 2023 ultrapassou a marca alcançada em 2018, até então o ano com maior fluxo turístico internacional desde o início das estatísticas oficiais.O Plano Nacional de Turismo (PNT) projeta a chegada de até 8,1 milhões de turistas estrangeiros nos próximos três anos, reforçando a expectativa positiva para o setor.
Investimentos e melhorias na infraestrutura
De acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo, os avanços são resultado dos investimentos realizados em obras que abrangem todo o território nacional. Além disso,recursos liberados pelo Fundo Geral do Turismo (Fungetur) têm sido fundamentais para estruturar toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. Essas medidas preparam melhor os destinos brasileiros para receber visitantes e incluem também ações promocionais em eventos internacionais relevantes.
Superação dos anos olímpicos e da Copa do Mundo
O ministério destaca que este desempenho supera períodos importantes como os anos da Copa do Mundo FIFA em 2014 e dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. Na soma desses dois eventos esportivos globais foram registrados cerca de 12,9 milhões desembarques internacionais no país.
Estratégias governamentais para atrair turistas
Em dezembro de 2023 foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e Caribe. Essa iniciativa faz parte das frentes adotadas pelo governo federal para ampliar a presença internacional brasileira como destino turístico.
promoção da Marca Brasil e parcerias regionais
Para fortalecer ainda mais essa atração turística internacionalmente, o Ministério do Turismo tem atuado junto à Embratur na participação constante em grandes eventos estratégicos ao redor do mundo. A divulgação da “Marca brasil” é uma ação central nesse processo – uma iniciativa focada na reconstrução positiva da imagem nacional baseada nos valores da sustentabilidade ambiental, diversidade cultural e inclusão social dentro do setor turístico.
Além disso, foi lançada a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”, fruto da parceria entre brasil Argentina Paraguai Uruguai e Chile destinada à promoção conjunta dos destinos sul-americanos com destaque aos atrativos naturais gastronômicos e hospitalidade regional.
Conclusão
Com esses avanços expressivos nas estatísticas turísticas nacionais aliados às estratégias integradas entre governo órgãos públicos privados espera-se consolidar ainda mais o Brasil como destino preferencial na América Latina atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros interessados pela diversidade cultural naturalidade exuberante oferecida pelo país.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!