quinta-feira, outubro 2, 2025
InícioAmazonasEsporteNotícias do Amazonas - Arqueiros Karapãna brilham e conquistam prata no Brasileiro...

Notícias do Amazonas – Arqueiros Karapãna brilham e conquistam prata no Brasileiro de Tiro com Arco

No 51º Campeonato Brasileiro interclubes adulto/Open de Tiro com Arco, realizado entre 23 e 27 de setembro em Maricá (RJ), os irmãos indígenas Graziela Yaci Santos e Gustavo Santos, do povo Karapãna, conquistaram destaque ao levar o Amazonas ao pódio. Entre mais de 240 atletas de 21 estados, a dupla garantiu a medalha de prata na categoria Dupla Mista, reafirmando o protagonismo indígena no esporte nacional.

Desempenho dos arqueiros amazonenses

Durante a competição, Graziela Yaci e Gustavo Santos se destacaram pela regularidade e técnica apurada. Na categoria Dupla Mista, ficaram com a medalha de prata, ocupando o segundo lugar no pódio. No Classificatório Geral da prova por equipes, alcançaram o para-os-vencedores/” title=”… de Boliche em Manaus Oferece Prêmios de Até R$ 2 Mil … os Vencedores”>terceiro lugar. Já nas disputas individuais, Gustavo finalizou em quinto lugar entre os principais competidores do país.

Resultados individuais

  • Medalha de prata na Dupla Mista
  • Terceiro lugar no Classificatório Geral
  • quinto lugar nos combates individuais (Gustavo)

Esses resultados consolidam o nome do Amazonas como um dos destaques nacionais no tiro com arco.

Trajetória e conquistas da arqueira Graziela Yaci

Nascida na comunidade Kuanã, zona rural de Manaus (AM), dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista, Graziela Yaci iniciou sua carreira esportiva em 2013 pelo projeto Arquearia Indígena. Coordenado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Federação Amazonense de tiro com Arco (Fatarco), esse projeto tem sido essential para revelar talentos indígenas.

Yaci é pioneira: tornou-se a primeira mulher indígena integrante da seleção brasileira feminina e conquistou medalhas importantes nos Jogos Sul-Americanos – ouro individual feminino e por equipe.Ela destaca que “já fazia quatro anos que não chegávamos à final em dupla mista” e celebra essa conquista como uma vitória para seu povo e para a floresta amazônica.

além das conquistas esportivas, Graziela concluiu faculdade em Ciências Contábeis graças às oportunidades abertas pelo esporte.Seu sonho é representar os povos indígenas nas Olimpíadas – “mostrar que podemos estar presentes nos maiores palcos esportivos do mundo”.

Significado social do projeto Arquearia Indígena

Com mais de uma década incentivando jovens indígenas na prática do tiro com arco como esporte aliado à valorização cultural e autoestima comunitária, o projeto já levou atletas amazônicos a conquistar mais de cinquenta medalhas nacionais e internacionais.

Para Rosa dos Anjos, supervisora do programa na FAS: “A presença deles no pódio inspira muitos jovens indígenas que sonham trilhar seus próprios caminhos dentro ou fora do esporte”. Ela reforça que investir nesses talentos é apostar num futuro justo e diverso onde a Amazônia seja protagonista.

Depoimento dos atletas sobre as conquistas

Gustavo Santos ressalta que essa medalha representa dedicação intensa: “É fruto muito treino; representar nosso estado numa competição desse nível é motivo imenso orgulho”. Ele também destaca seu compromisso em abrir portas para outros jovens indígenas se inspirarem na arquearia.

Sobre a fundação amazônia Sustentável (FAS)

A FAS atua há 17 anos promovendo desenvolvimento sustentável na região amazônica por meio da conservação ambiental aliada à melhoria das condições sociais locais. Entre seus resultados estão aumento médio superior a 200% na renda familiar das comunidades atendidas além da redução significativa no desmatamento regional.


Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares