A 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) teve início no dia 28 de setembro e segue até o domingo, dia 5 de outubro, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr.Eurípedes Ferreira Lins, localizado no km 2 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). O evento oferece entrada e estacionamento gratuitos e reúne um total de 745 animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos.Essa quantidade representa mais que o dobro da edição anterior realizada em 2024, que contou com apenas 300 animais.
Expoagro: maior número de animais e diversidade
Nesta edição, a exposição conta com 210 bovinos, 420 caprinos e ovinos e 115 equinos, distribuídos entre os expositores vindos de diversos municípios da região metropolitana como Iranduba, careiro Castanho, manacapuru, Autazes, Careiro da Várzea além das áreas rurais próximas a Manaus. O crescimento expressivo na quantidade de animais evidencia a expansão do agronegócio local.
Raças presentes na exposição
Segundo Luís Otávio, assessor técnico da Secretaria Executiva Estadual de Produção Rural (Sepror), a Expoagro é uma importante vitrine para o agronegócio amazonense. Ele destaca as raças bovinas expostas como Nelore, Tabapuã, Girolando senepol e Cindy - todas reconhecidas pela alta qualidade genética. Os visitantes interessados podem negociar diretamente com os pecuaristas ou participar do leilão programado para o sábado (4/10).
Oportunidades para produtores rurais
Além da apresentação dos animais para venda ou leilão, o evento oferece um espaço dedicado à troca de conhecimento sobre novas tecnologias aplicadas ao setor primário. Isso contribui para fortalecer a cadeia produtiva local por meio do acesso à inovação agrícola.
Valorização genética e negócios
A valorização genética dos rebanhos é um dos focos principais desta edição da Expoagro.A feira funciona como plataforma estratégica onde produtores podem ampliar seus negócios enquanto aprimoram suas criações por meio das negociações diretas ou participação em eventos paralelos como leilões.
Expectativas econômicas para a Expoagro 2025
Considerada a casa do produtor rural amazonense e apontada como o maior evento sustentável do setor agropecuário no estado do Amazonas, esta edição tem expectativa otimista quanto aos resultados financeiros. Estima-se que sejam movimentados cerca de R$ 230 milhões em negócios durante os oito dias do evento que também deve atrair aproximadamente 260 mil visitantes.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de manaus e região!