O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira, 13 de junho, conforme o horário de Brasília. A data foi estendida em uma semana pelo Ministério da Educação (MEC), após o encerramento inicial previsto para 6 de junho. além disso, este é o último dia para quem deseja ser tratado pelo nome social em todos os documentos do exame e para solicitar atendimento especializado, mediante envio da documentação comprobatória exigida no momento da inscrição.
Inscrições e requisitos para participação
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por todas as etapas do Enem. É importante destacar que quem teve pedido de isenção da taxa ou justificativas de ausência aprovados em 2024 precisa confirmar a inscrição na mesma plataforma, pois a aprovação não garante a inscrição automática.
Quem deve se inscrever
Estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas precisam atualizar seus dados mesmo que tenham inscrição pré-preenchida.O exame também está aberto aos chamados treineiros – aqueles que concluirão o ensino médio após 2025 ou que não estão matriculados nessa etapa e desejam testar seus conhecimentos.
Além disso,candidatos interessados na certificação ou declaração parcial de proficiência devem se inscrever. Essa possibilidade é destinada a pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio e alcançarem pontuação mínima nas provas: ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Pagamento da taxa e isenções
Com a prorrogação das inscrições, o pagamento da taxa no valor de R$ 85 pode ser efetuado até a próxima quarta-feira após realizar a inscrição. O boleto estará disponível imediatamente na tela inicial da Página do Participante e pode ser pago via Pix, cartão de crédito ou débito bancário.
O MEC esclarece que não será gerado boleto nas seguintes situações:
- Estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas matriculados em qualquer modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que utilizarem os resultados para obter certificado ou declaração parcial.
Datas das provas
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro nas unidades federativas brasileiras. A exceção fica por conta dos municípios paraenses Belém, Ananindeua e Marituba: nestes locais as avaliações ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 dezembro devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Sobre o Enem
O Enem avalia os conhecimentos adquiridos ao final da educação básica sendo considerado principal porta de entrada ao ensino superior público por meio dos sistemas como Sisu – Sistema Único – além dos programas Prouni entre outros benefícios educacionais oferecidos pelo governo federal.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!