O primeiro dia do Conclave para eleger o sucessor do Papa francisco terminou sem definição, no Vaticano. Durante a noite de quarta-feira (7), a fumaça preta foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum novo papa foi escolhido até o momento. Os cardeais permanecem isolados na capela Sistina e só deixarão o local após a eleição do novo pontífice, quando uma fumaça branca será liberada pela chaminé.
Eleição do novo papa
Ao todo, 133 cardeais provenientes de 70 países participam da votação secreta para escolher o líder da Igreja Católica. Para ser eleito, é necessário obter pelo menos dois terços dos votos válidos, ou seja, 89 sufrágios. No primeiro dia de votação ocorre apenas uma rodada; nos dias seguintes são realizadas duas votações pela manhã e duas à tarde.
Caso os cardeais não consigam chegar a um consenso após três dias consecutivos de votação sem resultado positivo,haverá uma pausa de um dia para oração e debates livres entre os participantes. Esse ciclo pode se repetir diversas vezes caso as dificuldades persistam.
Processo decisório em caso de impasse
Se não houver eleição após sete votações seguidas sem sucesso, os cardeais podem suspender temporariamente as sessões para reflexão. Caso cheguem ao limite máximo de 24 votações sem consenso absoluto sobre um candidato, poderá ser adotada decisão por maioria simples – ou seja, com mais votos que qualquer outro concorrente – para definir quem ocupará o papado.
Expectativas e principais candidatos
A expectativa entre os participantes é que o conclave dure entre dois e três dias. As eleições anteriores que escolheram Francisco em 2013 e Bento XVI em 2005 foram concluídas dentro desse período.
Entre os nomes apontados como possíveis sucessores estão: Pietro Parolin (cardeal italiano e ex-secretário de Estado do Vaticano), Luis Antonio Gokim Tagle (cardeal filipino), Fridolin Ambongo Besungu (cardeal congolês), Peter Erdo (húngaro), Angelo Scola (italiano) e Dom Sérgio da Rocha (brasileiro).
Isolamento dos cardeais durante o conclave
Durante todo esse processo eleitoral no Vaticano, os cardeais permanecem isolados na Capela Sistina, impedidos de contato externo até que haja definição sobre quem será o novo papa. A saída desse isolamento será anunciada pela emissão da tradicional fumaça branca pela chaminé instalada no local.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!