Na sexta-feira (24),brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil algemados,conforme informou a Polícia Federal ao ministro da Justiça e segurança Pública,Ricardo Lewandowski. A chegada ocorreu no Aeroporto Internacional eduardo Gomes, em Manaus (AM), onde os deportados foram liberados pela Polícia federal, receberam alimentação e tiveram acesso a banheiros. O ministro Lewandowski determinou que as algemas fossem retiradas assim que os brasileiros desembarcassem no país.
Chegada dos deportados em Manaus
A aeronave que transportava 158 passageiros de diversas nacionalidades, incluindo 88 brasileiros, tinha como destino final o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). No entanto, precisou fazer uma parada técnica para abastecimento em Manaus. Durante essa escala na capital amazonense,problemas técnicos detectados pela tripulação levaram ao cancelamento do voo seguinte.
Atendimento aos deportados
no aeroporto de Manaus, os passageiros foram acolhidos pela Polícia Federal e acomodados em área restrita com condições adequadas para descanso. Eles receberam comida, bebida e colchões à disposição. Banheiros com chuveiros também estavam disponíveis para garantir conforto durante a espera pelo transporte até o destino final.
Medidas do governo brasileiro
Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Força Aérea Brasileira (FAB) assumiu o transporte dos deportados entre Manaus e Belo Horizonte. Durante esse trajeto final até o Aeroporto de confins, os brasileiros serão acompanhados por militares da FAB e policiais federais para garantir segurança e proteção.
Defesa dos direitos humanos
O Ministério da Justiça classificou como “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais” a situação enfrentada pelos cidadãos brasileiros durante a viagem inicial nos Estados Unidos. Em nota oficial,ressaltou que a dignidade da pessoa humana é um princípio essential previsto na Constituição Federal e um pilar essencial do Estado Democrático de Direito.
Lewandowski comunicou pessoalmente ao presidente Lula sobre os fatos ocorridos durante o transporte internacional dos deportados. Além disso, informou que foi proibida nova detenção desses cidadãos pelas autoridades americanas enquanto estiverem sob custódia brasileira.
Situação atual dos passageiros
De acordo com fontes ligadas ao Itamaraty consultadas pelo Portal Notícias do Amazonas,quatro pessoas já deixaram o grupo após chegarem em solo brasileiro. O restante permanece sob acompanhamento das autoridades brasileiras até serem encaminhados aos seus destinos finais com segurança.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!