sexta-feira, setembro 19, 2025
InícioAmazonasPolíciaNotícias do Amazonas - Ex-presidente Bolsonaro apresenta quadro estável na UTI

Notícias do Amazonas – Ex-presidente Bolsonaro apresenta quadro estável na UTI

A condição clínica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece estável neste sábado, 26, conforme boletim divulgado pelo hospital DF Star, em Brasília. Ele está sem febre e com pressão arterial normal, mas segue internado na Unidade de terapia Intensiva (UTI) devido a complicações gastrointestinais que impedem sua alimentação por via oral ou por sonda.

Quadro clínico atual de Jair Bolsonaro

O hospital informou que persistem os sinais de gastroparesia, uma condição caracterizada pelo retardo no esvaziamento do estômago. Além disso, o ex-presidente ainda não apresentou movimentos intestinais espontâneos, o que impossibilita a retomada da alimentação convencional ou enteral no momento. Por conta dessas complicações digestivas, não há previsão para alta da UTI.

Gastroparesia e suas implicações

A gastroparesia dificulta a digestão normal dos alimentos e pode causar desconforto abdominal significativo. No caso de Bolsonaro, essa condição tem atrasado sua recuperação pós-cirúrgica e exige cuidados intensivos para evitar outras complicações.

Contexto jurídico durante internação

Na quarta-feira (23), mesmo internado na UTI, Jair Bolsonaro foi intimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para iniciar sua defesa em um processo no qual é réu pela acusação de tentar dar um golpe de estado após as eleições presidenciais de 2022. A corte justificou a intimação alegando que uma live divulgada pelo ex-presidente indicava condições mínimas para receber notificações judiciais.

Reação à intimação e impacto clínico

Após ser intimado, Bolsonaro demonstrou irritação pública e registrou uma piora em seu quadro clínico segundo informações médicas divulgadas posteriormente. O episódio reforça o delicado equilíbrio entre seu estado de saúde e as demandas legais enfrentadas atualmente.

histórico recente da internação

em 11 de abril, o ex-presidente deu entrada inicialmente em um hospital municipal na cidade de Santa Cruz do Norte Rio Grande do Norte após sentir fortes dores abdominais relacionadas à facada sofrida durante a campanha eleitoral presidencial em 2018. Devido ao agravamento dos sintomas – incluindo distensão abdominal – ele foi transferido primeiro para Natal (hospital Rio Grande) via helicóptero da Polícia Militar e depois encaminhado ao hospital DF star em Brasília.

Procedimento cirúrgico prolongado

No DF Star, Bolsonaro passou por uma cirurgia complexa com duração aproximada de 11 horas visando tratar as complicações decorrentes das lesões anteriores associadas às recentes manifestações clínicas gastrointestinais.

Considerações finais

Apesar da estabilidade relativa apresentada até agora pela equipe médica responsável pelo tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no hospital DF Star, as dificuldades relacionadas à gastroparesia mantêm-no sob cuidados intensivos sem previsão definida para alta hospitalar.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares