A onça-pintada que matou e devorou o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, em Mato Grosso do Sul, foi capturada três dias após o ataque e permanece sob cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.segundo o boletim médico divulgado pelo governo estadual nesta quarta-feira (30), o animal apresenta sinais de gastroenterite e tem demonstrado comportamento reativo à presença humana, chegando a tentar ameaçar os profissionais da clínica.
Estado de saúde da onça-pintada
O felino é avaliado diariamente por uma equipe veterinária especializada do CRAS. Os exames indicam que a onça enfrenta alterações agudas na saúde,possivelmente transitórias.Apesar disso, seu estado geral é considerado estável até o momento. A alimentação ocorre uma vez ao dia com cerca de 7 quilos de proteína animal variando entre peixe, frango e carne bovina. Na última segunda-feira (28), foi registrado que ela consumiu quase toda a comida oferecida no dia anterior.
Alimentação e peso
Como carnívoro natural acostumado à predação, as onças-pintadas não se alimentam diariamente com pequenas quantidades; elas ingerem grandes volumes quando caçam.Em média semanalmente consomem entre 35 e 40 quilos de carne. Ao chegar para reabilitação na quinta-feira (24), pesava 94 quilos - aproximadamente 26 quilos abaixo do esperado para um macho adulto desse porte, que normalmente pesa cerca de 120 quilos. Os veterinários destacam que ela tem aceitado todos os alimentos oferecidos sem recusa.
Comportamento agressivo diante dos humanos
Há dois dias, um boletim informou que a onça apresentou-se reativa à presença humana dentro da clínica e chegou a tentar ameaçar ataque aos cuidadores. esse comportamento reforça a necessidade cautelosa durante sua recuperação para evitar riscos tanto ao animal quanto às pessoas envolvidas no manejo.
Destino após recuperação
Após estabilização clínica e reversão dos quadros como desidratação, está previsto que o felino seja transferido para um recinto definitivo ou provisório longe da área onde foi capturado três dias depois do incidente fatal com Jorge Ávalo.O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que as decisões sobre os próximos passos serão tomadas em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semadesc). O plano é encaminhar o animal para uma instituição especializada em manejo faunístico apta para recebê-lo definitivamente.
programa nacional de conservação
A onça será incorporada ao Programa Nacional de Manejo Populacional da Onça-Pintada coordenado pelo ICMBio - iniciativa voltada à preservação dessa espécie nos diversos biomas brasileiros onde ocorre naturalmente.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!