quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioAmazonasCulturaIrã considera fechar Estreito de Ormuz em resposta a ataques dos EUA

Irã considera fechar Estreito de Ormuz em resposta a ataques dos EUA

O parlamento do Irã aprovou neste domingo (22) uma moção que autoriza o fechamento do Estreito de Ormuz, uma rota marítima essential para o comércio global de petróleo. Essa decisão foi tomada como resposta aos bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas no sábado (21). A medida ainda aguarda a aprovação final do Conselho Supremo de Segurança Nacional e do líder supremo Ali Khamenei.

Contexto da crise no Golfo Pérsico

A tensão na região aumentou significativamente após o Irã ameaçar, na quinta-feira (19), fechar o Estreito de Ormuz caso os Estados Unidos apoiassem Israel no conflito em andamento. Essa passagem é estratégica porque conecta o Golfo Pérsico ao oceano aberto e responde por cerca de 21% do petróleo transportado mundialmente.

Segundo Seyyed Ali yazdi Khah, parlamentar iraniano, o país “tem muitas opções e usará todas se necessário”. Outro deputado, Esmaeil Kowsari, confirmou que a decisão pelo fechamento foi aprovada pelo parlamento, mas ressaltou que a palavra final caberá ao Conselho Supremo de Segurança Nacional.

Impactos globais no mercado de petróleo

Um relatório da seguradora ING aponta que a interrupção das operações no Estreito pode elevar os preços do petróleo para até US$ 120 por barril.Caso essa situação se prolongue, os valores podem ultrapassar o recorde histórico próximo dos US$ 150 registrados em 2008. Além disso, desde a intensificação dos conflitos entre Irã e Israel, também houve aumento nos preços internacionais do gás natural.

Reação após ataque dos EUA

No sábado (21), Donald Trump anunciou ataques contra três instalações nucleares iranianas. Esse movimento agravou ainda mais as tensões já existentes entre Irã e Israel. Em resposta imediata aos bombardeios americanos, o parlamento iraniano aprovou a moção para fechar uma das rotas mais importantes para exportação energética mundial.

enquanto isso navios comerciais começaram a evitar navegar pela região do Golfo como medida preventiva diante da instabilidade crescente.

Importância estratégica do Estreito de Ormuz

O Estreito é vital não apenas para o Irã mas também para outros grandes exportadores como Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes unidos e Iraque. Ele representa praticamente toda ligação marítima entre o Golfo Pérsico e outras partes do mundo. Diariamente passa por ali cerca de um quinto (20%) da demanda global por petróleo cru.

Essa posição geográfica torna qualquer ameaça ou bloqueio à passagem um fator crítico capaz de impactar diretamente os mercados energéticos globais com reflexos econômicos amplos.


Diante desse cenário delicado envolvendo decisões políticas com potencial impacto internacional nos preços dos combustíveis fósseis é fundamental acompanhar as próximas movimentações oficiais tanto dentro quanto fora da região afetada.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares