quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioAmazonasPolíticaNotícias do Amazonas - Senadores apuram violações de direitos em Humaitá e...

Notícias do Amazonas – Senadores apuram violações de direitos em Humaitá e Manicoré

uma comitiva de senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) programou visitas aos municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, para apurar denúncias relacionadas a possíveis violações de direitos durante uma operação da Polícia Federal contra o garimpo ilegal. A iniciativa partiu do senador Plínio Valério (PSDB-AM), embora ainda não tenha data definida para as diligências.

Investigação sobre a operação policial

O requerimento REQ 107/2025 – CDH destaca que a ação realizada na última segunda-feira (15) resultou na explosão e queima de balsas utilizadas por trabalhadores ribeirinhos. O documento aponta que essa medida foi aplicada de forma desproporcional, atingindo embarcações ligadas ao extrativismo mineral familiar. Além disso, houve riscos à segurança da população local e danos ambientais causados pelo derramamento de combustíveis no rio Madeira.

Denúncias e repercussões locais

Diversas entidades emitiram notas públicas repudiando os acontecimentos, entre elas a Diocese de Humaitá, as amazonas-registra-queda-de-126-nos-casos-de-malaria-no-inicio-de-2025-segundo-ses-am/” title=”… registra queda de 12,6% nos casos de malária no início de 2025, segundo SES-AM”>prefeituras locais e as câmaras municipais. A Defensoria Pública do Amazonas também recorreu ao Superior tribunal de Justiça solicitando a suspensão do uso de explosivos em operações semelhantes.

Posicionamento da Comissão e impactos sociais

A presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ressaltou a importância da investigação para esclarecer os fatos:

“A gente sabe que o garimpo ilegal precisa ser combatido, mas faltou tato por parte da Polícia Federal, além do cuidado necessário com as crianças presentes na cidade. Pessoas poderiam ter se ferido gravemente. Nosso objetivo é entender exatamente o que ocorreu.”

Operação durante celebração religiosa

Damares destacou ainda que nem todos os garimpeiros atuam irregularmente na região e chamou atenção para o momento em que ocorreu a ação: durante uma festa religiosa local. Isso agravou os impactos sociais:

“Ficou evidente que as balsas poderiam ter sido deslocadas para outro local sem causar transtornos tão grandes. No entanto, durante uma celebração religiosa importante para a comunidade, houve violação das liberdades civis. Vamos analisar todas as possíveis violações para evitar repetição desses episódios.”

Próximos passos definidos pela CDH

O pedido aprovado pela comissão prevê cobranças ao Ministério da Justiça e segurança Pública sobre detalhes essenciais como:

  • cadeia de comando responsável pela operação;
  • objetivos específicos dessa ação;
  • resultados alcançados;
  • medidas adotadas para proteger efetivamente a população ribeirinha.

Esses pontos serão fundamentais para garantir transparência nas ações governamentais voltadas ao combate do garimpo ilegal sem comprometer direitos humanos ou causar danos ambientais desnecessários.


acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares