segunda-feira, novembro 3, 2025
InícioAmazonasCulturaGravidez inesperada: bebê nasce com DIU preso nas costas no DF

Gravidez inesperada: bebê nasce com DIU preso nas costas no DF

Um caso incomum registrado no Distrito Federal ganhou repercussão nas redes sociais recentemente. Uma mulher engravidou mesmo utilizando o DIU hormonal como método contraceptivo, e o bebê nasceu com o dispositivo preso superficialmente às costas, sem que houvesse perfuração da pele.

Caso raro de gravidez com DIU no Distrito Federal

A ginecologista e obstetra Rafaela Frota, que acompanhou o parto, explicou que o DIU não atravessou a pele do recém-nascido. O dispositivo ficou aderido apenas devido ao vérnix caseoso, uma substância protetora natural que envolve os bebês ao nascer. Segundo Rafaela, “o DIU não estava transfixando a pele. Só ficou grudado ali por causa do vérnix”. O bebê, chamado Bernardo, nasceu saudável e sem complicações.

gravidez com DIU: possibilidade e riscos

Apesar da alta eficácia dos dispositivos intrauterinos – ambos os tipos têm mais de 99% de eficiência segundo dados oficiais – a ginecologista Marcelle Domingues Thimoti ressalta que nenhuma forma de contracepção é totalmente infalível. Ela destaca ainda que a chance de gravidez aumenta quando o DIU está mal posicionado dentro do útero.

Riscos associados à gravidez com DIU

Quando ocorre gestação com o dispositivo presente no útero, ele pode permanecer junto ao feto, placenta e bolsa amniótica.Se identificado precocemente (até 14 semanas), é possível remover o aparelho para evitar complicações graves como:

  • Infecção
  • Aborto espontâneo
  • Ruptura precoce da bolsa amniótica
  • Gravidez ectópica

Nos casos em que a remoção não é viável, há risco do DIU migrar e aderir à placenta ou ao cordão umbilical – situações ainda mais raras são aquelas em que há contato direto entre o dispositivo e o bebê.

Importância do acompanhamento médico durante uso do DIU

Marcelle reforça a necessidade de monitoramento constante para mulheres que utilizam esse método contraceptivo. Sintomas como atraso menstrual ou sangramento fora do esperado devem ser investigados imediatamente por um profissional especializado.

Ela orienta: “Toda mulher que usa DIU e percebe sinais de gravidez deve procurar um ginecologista imediatamente.”

Tipos principais de dispositivos intrauterinos

Existem dois modelos básicos disponíveis:

DIU de cobre
Duração aproximada: até 10 anos
Modo de ação: espermaticida – elimina os espermatozoides

DIU hormonal
Duração aproximada: até 5 anos
Modo de ação: libera progesterona para espessar muco cervical impedindo a fecundação

Ambos são considerados métodos eficazes para prevenção da gravidez quando usados corretamente.


Este episódio inusitado ocorrido no Distrito Federal chama atenção para as limitações mesmo dos métodos contraceptivos mais confiáveis atualmente disponíveis. Acompanhar regularmente sua saúde reprodutiva é basic para evitar surpresas indesejadas.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares