Uma turista presenciou o momento em que um balão de ar quente pegou fogo e caiu na manhã deste sábado, 21 de junho, em praia Grande, no sul de Santa Catarina. De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia pelo menos 22 pessoas a bordo do balão, das quais oito morreram e duas foram resgatadas com vida. A informação foi confirmada pelo governador Jorginho Mello (PL).
Acidente com balão em Praia Grande
Jamile Santos, que viajou cerca de sete horas para participar do passeio de balão na cidade catarinense, relatou nas redes sociais ter visto o balão subir pouco antes das chamas começarem. Logo após a decolagem, fumaça começou a sair do cesto e rapidamente as chamas se espalharam.
testemunho da turista
“Foi uma cena de horrores. O balão foi incendiado e despencou com as pessoas dentro”, contou Jamile sobre o acidente ocorrido por volta das 8h da manhã no bairro Cachoeira.
Ela ainda descreveu que algumas pessoas pularam quando o balão estava próximo ao solo tentando escapar do fogo. No entanto, a aeronave voltou a subir rapidamente e outros passageiros se lançaram do alto para fugir das chamas. Equipes de resgate realizaram buscas na mata próxima ao local da queda para encontrar sobreviventes ou vítimas.
Condições climáticas afetaram outro voo
Jamile também informou que embarcaria em outro voo naquela mesma manhã. Durante a tentativa de decolagem, seu balão ficou preso em uma árvore devido ao vento forte crescente. Por precaução, a empresa responsável suspendeu esse segundo voo por questões de segurança.
Pouco tempo depois desse episódio ela presenciou o momento exato em que o balão envolvido no acidente subiu e começou a pegar fogo.
Nota oficial da Prefeitura de Praia Grande
A Prefeitura divulgou comunicado expressando solidariedade às famílias afetadas pelo acidente:
“A prefeitura manifesta sua solidariedade às famílias envolvidas no acidente com balão ocorrido nesta manhã. O município acompanha toda ocorrência junto ao Governo do Estado e forças policiais locais. equipes municipais foram mobilizadas para prestar atendimento às famílias e colaborar nas investigações.”
No vídeo compartilhado nas redes sociais é possível ver um dos momentos críticos antes da queda fatal - até agora quatro mortes foram confirmadas oficialmente pela prefeitura; entretanto, análises indicam que esse número pode ser maior.
Este trágico episódio reforça os cuidados necessários nos passeios turísticos envolvendo equipamentos como os balões diante das condições climáticas adversas observadas naquela manhã.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!