A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” está em cartaz até 14 de setembro no Palacete Provincial, em Manaus (AM). A mostra reúne ilustrações e xilogravuras que destacam a fauna e flora da região amazônica, com entrada gratuita. Promovida por instituições suíças e brasileiras, a iniciativa combina arte, ciência e tecnologia para celebrar a conexão entre os dois países.
Exposição une arte, ciência e tecnologia
Promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil, o Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro, o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi, a exposição apresenta um acervo rico em detalhes científicos e artísticos. Inaugurada em 1º de agosto para marcar a Data Nacional Suíça, ela oferece uma experiência interativa com recursos de realidade aumentada.
Acervo detalhado
O conjunto exposto inclui 337 espécies de aves amazônicas ilustradas por Ernst Lohse, pertencentes ao Museu de História Natural de Berna (Suíça), além das 22 xilogravuras coloridas produzidas pelo artista brasileiro Oswaldo Goeldi, que retratam flores típicas do brasil. Essa combinação reforça o manaus-inscricoes-abertas-para-participacao/” title=”Mostra Socioambiental de Cinema de …: Inscrições Abertas para Participação”>diálogo entre as tradições artísticas dos dois países.
Dimensão afetiva da mostra
A curadora Lani Goeldi ressaltou que a exposição vai além do aspecto científico ou artístico: “Ela fala de pertencimento, raízes e do Brasil pulsando na biodiversidade”. Segundo ela, o evento propicia uma reconexão emocional com a história brasileira por meio da arte aliada ao afeto.
contribuição suíça para sustentabilidade
Michael Schweizer, Cônsul-Geral da suíça no Rio de Janeiro destacou três pilares fundamentais presentes na mostra: arte, pela oportunidade do público conhecer obras importantes; ciência, representada pelo naturalista suíço Emílio Goeldi; e sustentabilidade, evidenciada pelas ações suíças voltadas à preservação ambiental regional como o Fundo Amazônia.
Rumo à COP30 com foco sustentável
Antes de chegar a Manaus, onde integra o programa Road to Belém – iniciativa que reúne projetos inovadores ligados à sustentabilidade -a exposição passou por diversas capitais brasileiras como Brasília, Porto Alegre e São Paulo. O evento faz parte das ações preparatórias para a COP30 marcada para novembro de 2025 em Belém (PA).
Informações práticas sobre visitação
- Local: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi – Centro – Manaus (AM)
- Período: até 14 setembro 2025
- Horário: das 9h às 15h
- Entrada gratuita
Aproveite esta oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre as relações culturais entre Brasil e Suíça enquanto valoriza as riquezas naturais amazônicas através da arte científica interativa.Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!