O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e com apoio da Guarda Municipal, reforçou nesta semana a operação “Transporte Legal”. A ação ocorreu em importantes vias das zonas Norte, Leste, Oeste e Centro da cidade, com foco na fiscalização de veículos irregulares.
Avenidas e zonas com fiscalização reforçada
As ações foram realizadas nas avenidas Margarita, do Turismo e Autaz Mirim, além do Centro de Manaus. O objetivo foi combater diferentes modalidades de transporte-clandestino/” title=”Operação em Manaus resulta na apreensão de 14 veículos envolvidos no … clandestino”>transporte clandestino, que oferecem riscos à segurança dos passageiros.
Mais de 300 veículos abordados em uma semana
Durante as fiscalizações, as equipes do IMMU realizaram 302 abordagens, que resultaram em:
- 16 autuações
- 7 apreensões
Entre as principais irregularidades estavam:
- Motoristas sem CNH ou com CNH vencida
- Pneus carecas e limpadores de para-brisa inoperantes
- CRLV vencido
- Veículos sem cadastro ou vistoria do IMMU
Fiscalização no Centro mira transporte por aplicativo e táxis
No Centro da cidade, os fiscais atuaram em táxis, carros de aplicativo e transporte complementar executivo, garantindo que todos estejam credenciados e cumpram as exigências legais para circular.
Transporte legal é mais seguro para todos
O chefe da Divisão de Fiscalização de Transporte do IMMU, Wladir Sousa, reforçou a importância da ação:
“Nosso objetivo é garantir segurança, legalidade e qualidade no transporte. Quando a população utiliza o transporte regular, ela está contribuindo para um sistema mais seguro e eficiente. O transporte clandestino, além de ilegal, oferece sérios riscos, já que os veículos não passam por vistorias e os condutores, muitas vezes, não são habilitados para esse tipo de serviço”.
População pode denunciar transporte clandestino
O IMMU orienta que a população evite utilizar veículos clandestinos e colabore com o trabalho de fiscalização. Irregularidades podem ser denunciadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Manaus.
“Essa presença do IMMU nas ruas é fundamental. A gente que usa o transporte todo dia precisa sentir segurança. Saber que tem fiscalização ajuda a manter tudo certo”, disse José Raimundo de Lima, morador da Zona Norte e usuário do transporte alternativo.
Operações continuam em outras regiões da cidade
A operação “Transporte Legal” continuará sendo realizada em diferentes regiões da cidade, com o intuito de coibir irregularidades, organizar o sistema e proteger os usuários.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Fiscalização é intensificada em embarcações com destino ao Festival de Parintins
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱