O Amazonas contabilizou 75.132 empresas do setor comercial, ocupando a 19ª posição entre as unidades federativas do país em número de estabelecimentos, entre abril de 2024 e abril de 2025. Os dados fazem parte da edição mais recente da pesquisa IPC Maps, especializada há mais de 30 anos na análise do meis-do-setor-de-comercio-sofrem-baixa-de-68-no-mercado-nacional/” title=”… do setor de Comércio sofrem baixa de 6,… no mercado nacional”>potencial de consumo dos brasileiros.
Apesar do crescimento geral no número de empresas, o levantamento revela uma retração expressiva entre os Microempreendedores Individuais (MEIs). No período analisado, mais de 245 mil MEIs encerraram atividades no país — cenário que contrasta com o avanço de 34,8% no total de empresas com outras naturezas jurídicas, como sociedades empresárias e limitadas, que impulsionaram o crescimento do comércio varejista e atacadista.
Mesmo com a queda, os MEIs seguem dominando o setor, respondendo por 3,4 milhões dos 5,59 milhões de empreendimentos comerciais ativos em todo o Brasil.
No recorte por regiões, o Norte ocupa a última colocação no ranking nacional, com quase 368 mil estabelecimentos comerciais. A maior concentração segue no Sudeste, com 2,5 milhões de empresas, seguido pelo Nordeste (1,2 milhão), Sul (974 mil) e Centro-Oeste (504,6 mil).
Entre os estados, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia lideram o volume de unidades comerciais.
IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, o estudo utiliza dados oficiais e metodologias próprias para mensurar o potencial de consumo em todos os 5.570 municípios brasileiros. A pesquisa detalha indicadores econômicos em 22 categorias de produtos e serviços, considerando classes sociais, áreas urbana e rural, e setores produtivos, com análises comparativas entre regiões, estados e municípios ao longo do tempo.
*Com informações da assessoria (HM)
Leia mais:
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱