quarta-feira, julho 16, 2025
InícioAmazonasCulturaCurso em Manaus une dança e ancestralidade afro-amazônica nos dias 19 e...

Curso em Manaus une dança e ancestralidade afro-amazônica nos dias 19 e 20

Foto: Divulgação

O curso “A Expressão Corporal da Africanidade na Amazônia” será realizado nos dias 19 e 20 de julho, na casa de candomblé Ilê Asé Sesu Toyan, localizada na avenida Margarita, nº 1.016, no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus.

A atividade reúne dança, ancestralidade e identidade cultural em um processo formativo voltado a artistas e interessados, mesmo sem experiência prévia.

Projeto é contemplado pela Lei Aldir Blanc

A iniciativa integra o edital macro de Chamamento Público nº 002/2024, da Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O curso é idealizado pelo produtor cultural Inã Figueiredo e será conduzido pela coreógrafa Tatiana Campêlo, referência nacional na pesquisa sobre corporeidade afro-brasileira.

Formação aberta e com certificado

A formação inclui rodas de conversa, práticas corporais e estudos de movimentos afro-brasileiros desenvolvidos por Campêlo. Com carga horária de 12 horas, o curso oferece certificado de participação ao final.

“Esse projeto é um exemplo vivo da força da nossa cultura, que é plural, diversa e ancestral. A Concultura tem esse papel de fomentar iniciativas que enriquecem o nosso patrimônio cultural, sobretudo nos territórios ainda onde o acesso à arte é limitado”, destacou o presidente da Concultura, Tony Medeiros.

Arte como ferramenta de reconexão com as raízes

A proposta vai além da técnica: busca fortalecer a produção cultural periférica, estimular trocas de experiências e reconectar participantes com suas raízes.

“Mesmo com as políticas afirmativas em vigor, ainda há pessoas que não se registram como negras ou indígenas. Essa é uma oportunidade de se reconectar com essas raízes a partir da arte, para além da proposta de formação profissional”, afirma Inã Figueiredo.

Além de ampliar o repertório criativo, o curso também promove reflexão sobre identidade racial e combate ao racismo, em sintonia com debates sociais atuais.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Abertas inscrições para cursos gratuitos de empreendedorismo em Manaus

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares