A partir do dia 1º de junho, Manaus contará com a instalação de 20 novos radares eletrônicos em vias movimentadas da cidade. Essa iniciativa, promovida pela Prefeitura de Manaus através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), visa aumentar a segurança no trânsito, coibir infrações e reduzir o número de acidentes e fatalidades na capital amazonense.
Os equipamentos já estão sendo instalados e devidamente sinalizados para que os motoristas possam se adaptar às novas regras. No total, serão 13 radares fixos para controle de velocidade com leitura automática de placas, além de duas lombadas eletrônicas e cinco dispositivos destinados a flagrar o avanço do sinal vermelho.
A escolha dos locais para instalação dos radares foi baseada em critérios técnicos fundamentados em estudos sobre tráfego e registros históricos de acidentes. “A ativação desses radares é uma ação preventiva. nosso objetivo é preservar vidas e promover mais responsabilidade entre os motoristas”, afirmou Arnaldo Flores, diretor-presidente do IMMU.
Uarodi Guedes, diretor de engenharia do órgão, destacou que o controle da velocidade em determinados trechos é essencial. “Esses pontos foram selecionados com base em dados que indicam um risco elevado para sinistros graves e atropelamentos”, explicou.Com a implementação dos novos dispositivos a partir de junho, motoristas flagrados excedendo os limites permitidos ou cometendo outras infrações nas áreas monitoradas estarão sujeitos à multa.
Queda nas mortes no trânsito
A instalação dos novos radares ocorre em um momento crítico: entre janeiro e abril deste ano, Manaus registrou 73 mortes no trânsito — uma redução significativa de 24% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 97 óbitos. Entre motociclistas,as estatísticas mostram uma diminuição ainda mais acentuada: as fatalidades caíram de 49 para 30 — representando uma queda expressiva de 38%. Contudo, o número total de atropelamentos fatais aumentou: foram registrados 30 casos neste ano contra 26 no ano passado — um aumento preocupante de 15%.Além disso, a cidade enfrenta um alto volume geral das ocorrências: nos três primeiros meses deste ano foram realizados cerca de mil atendimentos relacionados ao trânsito pelo IMMU. O Serviço Móvel Aeromédico (Samu) também registrou mais cinco mil chamados relacionados ao tema nesse mesmo período — média superior a cinquenta por dia.
Fiscalização como ferramenta vital
De acordo com informações da prefeitura municipal, a presença constante dos radares tem demonstrado ser eficaz na redução das fatalidades no trânsito. Estudos indicam que esse tipo específico fiscalização pode diminuir até mesmo em até quarenta por cento os acidentes com vítimas nos locais críticos onde são instalados esses dispositivos. “Onde há controle rigoroso no tráfego urbano há menos mortes e menos sofrimento para as famílias afetadas”, enfatizou o IMMU.
As melhorias na sinalização viária também acompanham essa nova fase; entre janeiro e abril deste ano foram implementadas melhorias significativas na sinalização urbana – incluindo faixas destinadas aos pedestres – especialmente nas áreas escolares ou comerciais onde há grande circulação pública.
Locais das novas instalações
Os novos equipamentos serão distribuídos pelas seguintes localidades:
- Radares fixos
– avenida Santos Dumont/Seripa – Tarumã
– Avenida Professor Nilton Lins – Flores
– Avenida Torquato tapajós – Innova/Tarumã
– Avenida Coronel Teixeira – Ponta negra
- Lombadas eletrônicas
- Avenida Ephigênio Salles/Aleixo
– Avenida Rodrigo Otávio/Vila Buriti
- Radares avançados
- Avenida Codajás/petrópolis
– Avenida André Araújo/Adrianópolis
Essas ações fazem parte integrante da estratégia abrangente da Prefeitura que combina engenharia viária moderna com educação pública sobre segurança no trânsito visando tornar as ruas da capital amazonense mais seguras para todos os cidadãos.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado sobre as notícias em Manaus!