terça-feira, maio 20, 2025
InícioAmazonasPolíticaPetistas têm prazo até sexta-feira para registrar candidaturas à liderança do partido

Petistas têm prazo até sexta-feira para registrar candidaturas à liderança do partido

O Partido dos trabalhadores (PT) iniciou a fase estadual do Processo de Eleições Diretas (PED 2025), que visa a renovação das lideranças em todo o Brasil. No Amazonas, essa etapa se apresenta como uma disputa interna significativa, com o deputado estadual sinésio Campos e o vereador José Ricardo se destacando como potenciais candidatos à presidência do diretório estadual.

A eleição está agendada para o dia 6 de julho, e as inscrições para chapas e candidaturas ao diretório estadual encerram-se nesta sexta-feira (9). Em entrevista, Sinésio Campos afirmou que ainda não decidiu se buscará a reeleição à presidência do diretório, mas não descarta essa possibilidade.“Ainda não anunciei. Estamos conversando e vamos ver até os últimos minutos o que se constrói”, declarou.

Sinésio ressaltou a presença do PT em todos os municípios amazonenses e enfatizou que este é um momento de diálogo e construção coletiva. Para ele, mais importante do que os nomes é a defesa da democracia e o fortalecimento da representatividade política do partido no estado.

O deputado também comentou sobre o recente aumento no número de deputados estaduais e federais do Amazonas aprovado pela Câmara dos Deputados. Segundo ele, essa mudança corrige um déficit histórico de representatividade política na região: “Esse aumento reflete o crescimento populacional.” Ele acredita que isso abre novas perspectivas para fortalecer a sigla nas eleições de 2026.

Além disso, Sinésio destacou que seu partido está alinhado com objetivos maiores como reeleger Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. “A meta é formar uma bancada forte na Assembleia Legislativa”, afirmou.

Por sua vez, José Ricardo confirmou sua candidatura à presidência do diretório estadual do PT no Amazonas. Ele está finalizando sua chapa e acredita que sua proposta representa uma grande mudança na condução da legenda no estado: “Estamos lutando por uma grande mudança.”

Ricardo enfatizou a necessidade de reconstruir o protagonismo político do PT no Amazonas: “Precisamos ter uma direção capaz de conduzir vitórias.” O vereador também mencionou um sentimento crescente entre os filiados por renovação dentro da legenda após anos sem eleições internas.Ele defendeu ainda um alinhamento mais forte com pautas sociais relevantes para os amazonenses: “É fundamental trabalhar questões como desenvolvimento econômico, direitos das mulheres e apoio aos jovens.” Além disso, propôs um uso estratégico dos recursos partidários para apoiar as direções municipais em áreas carentes.

Entre as metas principais da chapa liderada por José Ricardo estão fortalecer a presença eleitoral nas próximas eleições gerais em 2026: “Queremos ampliar nossa bancada tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.”

As regras estabelecidas pelo Diretório Nacional exigem que as chapas preencham pelo menos 20% das vagas disponíveis com representantes de cinco municípios diferentes. Os candidatos à presidência devem ter apoio formal mínimo correspondente a 5% dos membros estaduais.Com esse processo eleitoral marcado por desafios internos significativos, tanto Sinésio quanto José Ricardo buscam reposicionar suas estratégias políticas visando às próximas eleições gerais em meio ao cenário dinâmico atual.

Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares